Questões ESPIRITAS

145791063

Comentários

  • Cameron escreveu: »
    ... nós poderíamos perceber seu impacto no mundo, para começar, quase 100% dos assassinatos seriam resolvidos, exceto apenas aqueles em que a vítima não teve a oportunidade de ver seu assassino, já que bastaria perguntar a elas o que aconteceu, o mesmo para a maioria dos desaparecidos que nunca são encontrados por seus entes queridos, seria apenas questão de entrar em contato com o morto e ele falar aonde está seu corpo e os eventos que levaram a sua morte e uma infinidade de outros exemplos e utilidades que se revelariam caso essa suposta comunicação fosse realista .
    Excelente, Cameron.
    SE, ao menos, a "comunicação com os mortos" FOSSE real. Quantos mistérios seriam resolvidos, quantas dúvidas respondidas.
    Pena que NÃO é assim que funciona.
  • Senhor escreveu: »
    A vontade de crer é tanta que para além de se distorcer a compreensão dos fatos para que a própria informação tenha a conotação esperada se adulteram as próprias passagens, bíblicas ou outras.
    o senhor tem razão, interpretações são livres conforme a própria visão da vida , mas mas começar a publicar varias versões bíblicas distorce o sentido do que foi ensinado, por exemplo nesta passagem as versões mais antigas diziam:
    "se o quereis reconhecer ele mesmo é Elias que estava para vir " mas anti rencarnacionistas mudaram para versão : " este é o Elias que deveria vir" dando a falsa idéia que João não era Elais e sim apenas o substituto de Elias, o problema destas aduterações partidarias é que elas tornam a biblia ainda mais contraditória, ou seja esta versão humanas passam a desmentir o deus biblico que disse que enviaria o próprio profeta Elias.
    do mesmo nipe quando a biblia afirma que o espirito de samuel falava com rei saul, e os anti rencarnacionistas distorcem dizendo que era o diabo quem falava com rei saul, de tanto mentirem e acreditarem nas sua mentiras , não me espantaria se no futuro aparecer uma versão biblica escrito que era o diabo quem falava com saul.
    as contradições biblicas no NT indicam que tambem houve manipulações partidárias religiosas da igreja católica tentando sustentar seu dogmas.
  • editado June 2021
    CRIATURO escreveu: »
    a biblia de moises estava tão "correta" que foi usada como argumento para matar Jesus.
    Salvo engano, Moisés NÃO PODERIA ter um exemplar da Bíblia, ele tinha o que chamamos de Pentateuco. O Livro da Lei que o judaísmo utiliza.
    Mas o que me deixa curioso é que cada religião tem o seu livro sagrado, o seu corpo de doutrina. Vocês têm O Livro dos Espíritos e outros tantos...mas, para consolidar vossa religião, precisam tomar emprestado trechos dos livros sagrados das OUTRAS religiões.
    Seria como se qualquer religião cristã recorresse ao Alcorão para JUSTIFICAR algum aspecto da fé. Tipo:
    "O Alcorão reconhece que Issa existiu, logo Jesus Cristo existiu e existe para os muçulmanos também". ERRADO. Para eles, Jesus foi apenas outro profeta.
    Criaturo, no fundo SEMPRE SERÁ uma questão de fé. O problema começa quando alguém afirma "minha religião tem base científica". Fica ainda pior quando tal "base científica" são os escritos de um astroNÓIA ou astroDROGADO.[/quote]
    Sr. Elric se antes religiões eram disputadas em guerras "santas" pelos cavaleiros templários, hoje graças a deus pelos no brasil o máximo que acontece é sermos chamados de drogados ou esquizofrênicos como no tempo que chamavam jesus de alcoólatra e possuído por demônios, normal isto é o que acontece quando contradizemos a fé dos outros despertamos agressividade.
    é verdade espiritas tem até o evangelho de jesus segundo o espiritismo ,mas isso é bom quanto católicos e evangélicos estarem participando da caridade espírita, o correto eram todas religiões estarem voltadas para o bem comum universal e não para partidarismos egoistas.
    isso foi muito bem ensinado por Jesus mas muito pouco seguido por supostos cristãos, na parábola do bom samaritano e usando disse: "Quem são a minha família, pai ,mãe e irmãos? " todos aquele que fazem a vontade de Deus.
    tambem quando apóstolos indignados disseram : "mestre vimos um homem qua não nos segue expulsando demônios em seu nome, disse Jesus: Não o repreenda porque quem não é contra nós é ao nosso favor" ..inveja é F............
    Quanto associações e plágios de outras religiões ha muitos boatos que a biblia seria uma cópia da religião grega @ egípcias.
    Ciência oficial tem que ser reconhecida pela maioria ,mas religião trata-se de ciência própria IMPROVÁVEL aos outros.
  • editado June 2021
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    A vontade de crer é tanta que para além de se distorcer a compreensão dos fatos para que a própria informação tenha a conotação esperada se adulteram as próprias passagens, bíblicas ou outras.
    o senhor tem razão, interpretações são livres conforme a própria visão da vida , mas mas começar a publicar varias versões bíblicas distorce o sentido do que foi ensinado, por exemplo nesta passagem as versões mais antigas diziam:
    "se o quereis reconhecer ele mesmo é Elias que estava para vir " mas anti rencarnacionistas mudaram para versão : " este é o Elias que deveria vir" dando a falsa idéia que João não era Elais e sim apenas o substituto de Elias, o problema destas aduterações partidarias é que elas tornam a biblia ainda mais contraditória, ou seja esta versão humanas passam a desmentir o deus biblico que disse que enviaria o próprio profeta Elias.
    .
    O deus bíblico e o que ele disse também são versões e invenções humanas.

    Tambem não importa se essa passagem com o João imaginário - pois o evangelho ele mesmo é uma estória, inventada - foi referido assim ou assado , e sim, que nao cabe essa interpretação pois as pessoas da época se expressavam de modo conotativo. O Elias, e inclusive o Mói Zes que estaria com Jesus na passagem do deserto eram a "fama", deles, significando o"espírito".deles, e não eles. Naquele tempo ainda não tinha maconha, Criaturo.

  • editado June 2021
    Gorducho escreveu: »
    mas, para consolidar vossa religião, precisam tomar emprestado trechos dos livros sagrados das OUTRAS religiões.
    A Doutrina do Kardec ‒ "DE" ‒ claramente era e é uma tentativa de reformar o CRISTIANISMO. Não uma religião completamente autônoma.
    O problema começa quando alguém afirma "minha religião tem base científica".
    Perfeito👍
    o NT foi feito para realizar as profecias do AT nisto Jesus teve suma importância pois era comum dizer "hoje se cumpriu as escrituras, disse essas palavras para que se cumprisse as escrituras"
    dai o questionamento dos apóstolos por que diziam os escribas que Elias voltaria, claro porque Malaquias havia profetizado que Deus enviaria o profeta Elias , quando Jesus afirmou que ele ja havia vindo e não tinha sido reconhecido que elias era joão batista se cumpriu as escrituras,mas quando anti reencarnacionistas afirmam que que enviou apenas um substituto IRONICAMENTE desmentem o próprio deus que creem........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quanto a necessidade de reformas jesus foi assassinado por estar tentando reformar o AT e ainda antes de morrer profetizou que iria enviar um espiririto da verdade que em seu nome iria ensinar esclarecer muitas verdades que no momento os homens não estavam prontos para entender nem aceitar, creio que que falava da reencarnação e mundo espiritual, do tipo quando se surpreendeu com conhecimento espiritual do centurião romano que lhe disse " assim como voce tenho muitos soldados que cumpriem as minhas ordens, mande apenas a sua palavra que o meu rapaz será curado"considerando que jeus não enviou nenhuma pessoas fisica e o rapaz foi curado dar a entender que mandou um espírito.
  • editado June 2021
    E o "espírito" de Samuel também era como acreditar que o Ceará do Pânico é alguma personagem que ele imita.

  • editado June 2021
    Cameron escreveu: »
    Antes de existir a vacinação em massa as pessoas tinham que aceitar as doenças infecciosas como Caxumba e Sarampo como parte da vida, uma espécie de taxa que todos tem que pagar para existir, depois da vacinação em massa muitas dessas doenças foram erradicadas e a qualidade de vida média das pessoas melhorou e muito, a razão disso? Vacinam são reais e funcionam, podemos verificar sua influência no mundo.

    Não podemos verificar a existência de espíritos, vida após a morte ou reencarnação, isso fica restrito as crenças pessoais e nada mais, no entanto, se comunicação com os mortos fosse algo a mais que puro BULLSHIT nós poderíamos perceber seu impacto no mundo, para começar, quase 100% dos assassinatos seriam resolvidos, exceto apenas aqueles em que a vítima não teve a oportunidade de ver seu assassino, já que bastaria perguntar a elas o que aconteceu, o mesmo para a maioria dos desaparecidos que nunca são encontrados por seus entes queridos, seria apenas questão de entrar em contato com o morto e ele falar aonde está seu corpo e os eventos que levaram a sua morte e uma infinidade de outros exemplos e utilidades que se revelariam caso essa suposta comunicação fosse realista.

    Todas as desculpas esfarrapadas, alegações de supostos dons especiais apenas possuídos por uma classe específica, os tais médiuns, e demais asneiras só servem para convencer os adeptos da crendice, assim como nenhum pentecostal fervoroso acha estranho que 457.986 pessoas tem o dom de línguas mas "tão poucas" teriam o dom de cura e assim por diante.
    Existem muitas coisa que ainda passam imperceptiveis aos sentidos e a consciência humana, por isso também não podemos desconsiderar que não haja uma interação com mundo espiritual, além do que ja esta muito difícil ter consciência do que estamos fazendo neste mundo, imagine se começarmos a se preocupar com outros mundos, o mundo gira naturalmente independente de nossas crenças e descrenças.
  • A pesquisa de Stevenson, afinal de contas, PROVOU alguma coisa?
    és ateu da religião dos outros
  • Criaturo, as coisas imperceptiveis aos sentidos são as que você imagina mas os sentidos não conseguem detectar.
  • Senhor escreveu: »
    E o "espírito" de Samuel também era como acreditar que o Ceará do Pânico é alguma personagem que ele imita.


    ha..ha..ha..ha.. até que em fim postou algo util...
  • CRIATURO escreveu: »
    isso é bom quanto católicos e evangélicos estarem participando da caridade espírita, o correto eram todas religiões estarem voltadas para o bem comum universal e não para partidarismos egoistas.
    isso foi muito bem ensinado por Jesus mas muito pouco seguido por supostos cristãos, na parábola do bom samaritano e usando disse: "Quem são a minha família, pai ,mãe e irmãos? " todos aquele que fazem a vontade de Deus.
    Criaturo,
    TODA e qualquer iniciativa, de pessoas ou instituições, que pretenda diminuir, não aumentar, o sofrimento no mundo, MERECE o meu respeito e minha ajuda.
    Você defende sua fé, com unhas e dentes. Respeito isso. Entretanto, sou católico romano. Não tão praticante como deveria (mea culpa), mas tenho me esforçado. Você parece aborrecido por não acreditarmos na reencarnação. Porque a Ciência não a confirma.
    Mas veja, Criaturo, que a Ciência não confirmou que o sudário de Turim era autêntico. Parece que ele era mesmo uma fraude, forjada na Europa medieval. Teste de carbono-14, palinografia e etc.
    Agora, imagine comigo uma situação interessante: e se fosse o contrário? E se a datação daquela peça confirmasse que foi contemporânea de Cristo?
    E se o estudo do pólen, aderido às fibras do tecido, mostrasse que as plantas eram lá da Palestina?
    E se...?
    Então, neste cenário hipotético, até o mais rabugento dos céticos teria que acreditar que, muito provavelmente, o Santo Sudário era REAL. Infelizmente, não foi isso que a Ciência provou.
    E daí? Não deixei de ser cristão por causa disso. É preciso separar o Cristo Histórico do Cristo BÍBLICO. O primeiro até pode ser investigado por arqueologia, linguística e etc. O segundo, NÃO. Como eu TENTEI te explicar, é uma questão de fé. Não de fanatismo.
    Às vezes, Criaturo, é preciso ter coragem para admitir os próprios erros. E os da sua fé, também. A venda de relíquias e de indulgências é algo de que NINGUÉM pode se orgulhar. Mesma coisa as guerras religiosas (católicos x protestante). Isto realmente aconteceu e foi muito triste. Mas negar isso e ficar furioso com os críticos...o que agrega ao debate? O que soma?
    Mencionei que a Ciência NÃO confirmou a autenticidade do Sudário de Turim. Pelo visto, a MESMA Ciência não confirmou a reencarnação?
    Enquanto você entender que, LÁ NO FINAL, sempre foi e sempre será uma questão de fé, ok. Mas se insistir nessa loucura, de que HÁ evidências sólidas para acreditarmos na reencarnação, não vejo como prosseguir no debate.
    Creio que já não seria mais útil ou produtivo.
  • Sr. CRIATURO escreveu: »
    dai o questionamento dos apóstolos por que diziam os escribas que Elias voltaria, claro porque Malaquias havia profetizado que Deus enviaria o profeta Elias , quando Jesus afirmou que ele ja havia vindo e não tinha sido reconhecido que elias era joão batista se cumpriu as escrituras,mas quando anti reencarnacionistas afirmam que que enviou apenas um substituto IRONICAMENTE desmentem o próprio deus que creem........
    O Elias morreu Sr. CRIATURO
    grey_question.png


  • editado June 2021
    CRIATURO escreveu: »
    isso é bom quanto católicos e evangélicos estarem participando da caridade espírita, o correto eram todas religiões estarem voltadas para o bem comum universal e não para partidarismos egoistas.
    isso foi muito bem ensinado por Jesus mas muito pouco seguido por supostos cristãos, na parábola do bom samaritano e usando disse: "Quem são a minha família, pai ,mãe e irmãos? " todos aquele que fazem a vontade de Deus.
    Criaturo,
    TODA e qualquer iniciativa, de pessoas ou instituições, que pretenda diminuir, não aumentar, o sofrimento no mundo, MERECE o meu respeito e minha ajuda.
    Você defende sua fé, com unhas e dentes. Respeito isso. Entretanto, sou católico romano. Não tão praticante como deveria (mea culpa), mas tenho me esforçado. Você parece aborrecido por não acreditarmos na reencarnação. Porque a Ciência não a confirma.
    Mas veja, Criaturo, que a Ciência não confirmou que o sudário de Turim era autêntico. Parece que ele era mesmo uma fraude, forjada na Europa medieval. Teste de carbono-14, palinografia e etc.
    Agora, imagine comigo uma situação interessante: e se fosse o contrário? E se a datação daquela peça confirmasse que foi contemporânea de Cristo?
    E se o estudo do pólen, aderido às fibras do tecido, mostrasse que as plantas eram lá da Palestina?
    E se...?
    Então, neste cenário hipotético, até o mais rabugento dos céticos teria que acreditar que, muito provavelmente, o Santo Sudário era REAL. Infelizmente, não foi isso que a Ciência provou.
    E daí? Não deixei de ser cristão por causa disso. É preciso separar o Cristo Histórico do Cristo BÍBLICO. O primeiro até pode ser investigado por arqueologia, linguística e etc. O segundo, NÃO. Como eu TENTEI te explicar, é uma questão de fé. Não de fanatismo.
    Às vezes, Criaturo, é preciso ter coragem para admitir os próprios erros. E os da sua fé, também. A venda de relíquias e de indulgências é algo de que NINGUÉM pode se orgulhar. Mesma coisa as guerras religiosas (católicos x protestante). Isto realmente aconteceu e foi muito triste. Mas negar isso e ficar furioso com os críticos...o que agrega ao debate? O que soma?
    Mencionei que a Ciência NÃO confirmou a autenticidade do Sudário de Turim. Pelo visto, a MESMA Ciência não confirmou a reencarnação?
    Enquanto você entender que, LÁ NO FINAL, sempre foi e sempre será uma questão de fé, ok. Mas se insistir nessa loucura, de que HÁ evidências sólidas para acreditarmos na reencarnação, não vejo como prosseguir no debate.
    Creio que já não seria mais útil ou produtivo.
    de forma alguma sou crente cego e fanático nos meus e nos achismos dos outros em nenhuma religião apenas procuro adotar o que ha de bom em todas as religiões e reprovar o que não acho certo, por não possuir ciência consciente do mundo espiritual minha fé limita-se a observações da vida que me levam a crer em possibilidades.
    detesto dogmas religiosos, como punição eterna dos católicos ou no espiritismo a não regressão espírita como fato de não poder reencarnar como animal , também me incomoda a vidência espírita vendo punição de pecados onde não existem.
    concordo com o sr. fé pode ser ciência própria mas não oficial, por experiência própria em circunstâncias naturais e excepcionais
    uma pessoa pode ter conhecimento interagindo com mundo espiritual, mas nunca ira conseguir transmitir tal conhecimento cientificamente, porque mundo espiritual é IMPROVÁVEL.
  • editado June 2021
    Gorducho escreveu: »
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    dai o questionamento dos apóstolos por que diziam os escribas que Elias voltaria, claro porque Malaquias havia profetizado que Deus enviaria o profeta Elias , quando Jesus afirmou que ele ja havia vindo e não tinha sido reconhecido que elias era joão batista se cumpriu as escrituras,mas quando anti reencarnacionistas afirmam que que enviou apenas um substituto IRONICAMENTE desmentem o próprio deus que creem........
    O Elias morreu Sr. CRIATURO
    grey_question.png


    sds Sr. GORDUCHO
    O Senhor afirmou não existir maconha nos templos biblicos, mas a julgar por estas passagens tenho lá minhas duvidas.
    E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
    O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
    Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.

    2 Reis 2:11-13


    ok sr, Gorducho supondo que Elias não morreu e que apenas tenha sido abduzido por ETs ou pelo saci pererê, ou ainda que tenha virado santo e subido aos céus.
    E mais, que tenha aparecido em carne osso e conversado com Moisés e Jesus:
    Moisés morto ,Elias e Jesus vivos realizaram a segunda sessão espírita registrada na biblia.
    Quanto ao seu questionamento de Elias não poder ter reencarnado como João batista, por ainda estar vivo +- 4000 anos (he..he...he..he..), esta desculpa desmente o deus de Malaquias que afirmou que enviaria o profeta Elias, não alguém para substitui lo.
    Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;

    Malaquias 4:5

    a questão é que se Elias estava vivo a conversar com outros vivos pela Terra, por que então necessitaria de João Batista para substitui-lo?
    a não ser que o profeta Elias que havia cortado 400 cabeças de seus desafetos religiosos, sabendo que "todo aquele que fere com a espada pela espada perecerá", deu uma de malandro e arrumou um substituto para ser decapitado no lugar dele, dai joão Batista ter perdido a cabeça com toda essa história de substituto.
  • Gorducho escreveu: »
    Sr. patolino escreveu: »
    O Espiritismo não afirma que se fundamenta na Ciência, e sim em Ciência, A distância é grande.
    Nem tanto... em se fazendo Ciência os resultados obtidos passam a integrar genericamente A Ciência.
    A diferença está no objeto da investigação
    Se o "objeto de investigação" puder ser investigado cientificamente ‒ e.g. Metafísica não ‒ os resultados passam a integrar A Ciência👍
    de seus processos contidos num protocolo denominado CUEE, acrônimo para "Controle Universal dos Esnsinamentos Espíritas", encontrado no cap. II do Evangelho Segundo o Espiritismo.
    Que ele aparentemente não seguiu. Que eu saiba o "universo" de pesquisas dele compreendia 1 área que a gente percorre a pé tranquilamente n'1 dia, parando pra almoçar, olhar vitrines e até fazer alguma comprinha...
    TANTO QUE ~ 300km NW dali os espíritos diziam que NÃO TINHA reencarnação.
    Mas como é 1 assunto que eu gosto, podemos debater exaustivamente a geografia do controle "universal" dele👍
    Mas, com relação ao CUEE, você esqueceu da Revue. A correspondência trazia matéria nova ou confirmava as anteriores, provindas de médiuns até da Russia. Além do que pretendia exercer um controle sobre o que já existia e não tanto sobre artigos novos a serem incluídos.

    Se você disser que nos tempos de Chico Xavier o controle foi posto de lado, sim, é verdade.
    Mas os meios de comunicação atuais tornou impraticável as restrições propostas por aquele
    método. Se o Chico postasse uma comunicação, o Divaldo já repostava algumas horas depois.
    Provas Científicas: os fenômenos foram investigados e provados, tanto que os próprios investigadores se tornaram adeptos, a alegação de fraude permanece até os dias de hoje e jamais deixará de fazer parte do cardápio cético.
    Aqueles que se opõem à DE e querem provas científicas (novos métodos e técnicas, certamente) se esquecem que a Ciência não se interessa por este tipo de pesquisa mas os que praticam ciência pensam diferente. É por essa razão que conteúdo acadêmico, teses de mestrado, além de pesquisas e cursos em Universidades podem ser facilmente encontrados na internet.

    Por isso precisamos perguntar, o que se quer dizer com provas científicas?
    Se um pesquisador visitando o Chico Xavier, testar sua mediunidade de forma inequívoca, de que adiantaria e a quem interessaria?.
    Não se pode esquecer das propostas do Espiritismo, as quais pouco têm a ver com o convencimento por via de fenômenos, embora muitos o procurem por isso.

    A @Cameron questionava o mesmo que outros. Se existe comunicação pelos mortos, por que o Chico, para suas obras de caridade não ganha na loteria? Por que o remédio contra o Câncer... por que os crimes não são elucidados... daí por diante.


    Eu diria que as respostas estão no próprio conteúdo doutrinário, o qual, desde seu início proclama que não veio senão para esclarecer e consolar os aflitos desfazendo os equívocos das Religiões. DE não é fonte de milagres.

    Se nossos amigos aguardam por estes fatos momentosos para se convencerem, adianto que mesmo que isso ocorrese, raros mudariam o modo de pensar e agir.
    O mundo continuaria exercendo sua influência sobre os homens, como sempre fez.
    Jesus fazia milagres e por isso mesmo os fariseus queriam matá-lo.


  • editado June 2021
    Sr. patolino escreveu: »
    com relação ao CUEE, você esqueceu da Revue. A correspondência trazia matéria nova ou confirmava as anteriores
    O CUEE teria que ter sido usado ANTES de sair o LE-1, es decir: pra sua elaboração. E em assim sendo jamais poderia ter entrado reencarnação como dogma, e sim como ponto em aberto a ser estudado.
    Correspondências de assinantes da Revista não indica universalidade eis que os assinantes já basicamente seriam adeptos.
    provindas de médiuns até da Russia.
    Poderia explicitar pra gente ver o conteúdo exato das manifestações?
    Além do que pretendia exercer um controle sobre o que já existia e não tanto sobre artigos novos a serem incluídos.
    Então... os assinantes da Revista já basicamente estariam convencidos, invalidando a "universalidade".
    Por isso precisamos perguntar, o que se quer dizer com provas científicas?
    Say
    • a mesa girar e se constatar que é ela que empurra os dedos dos participantes — o experimento + difícil de montar a meu ver;
    • materialização — trivial de verificar c/as câmaras IR atuais;
    • o espírito ler alguma coisa aleatoriamente exibida — trivial.
    A @Cameron questionava o mesmo que outros. Se existe comunicação pelos mortos, por que o Chico, para suas obras de caridade não ganha na loteria? Por que o remédio contra o Câncer... por que os crimes não são elucidados... daí por diante.
    Isso nós conhecemos as justificativas espíritas com as quais eu concordo👍
    Eu diria que as respostas estão no próprio conteúdo doutrinário, o qual, desde seu início proclama que não veio senão para esclarecer e consolar os aflitos desfazendo os equívocos das Religiões.
    E por que razão se acharia isso?
  • editado June 2021
    A @Cameron questionava o mesmo que outros. Se existe comunicação pelos mortos, por que o Chico,
    1- para suas obras de caridade não ganha na loteria?
    2- Por que o remédio contra o Câncer...
    3- por que os crimes não são elucidados... daí por diante.
    1- Não sou versada nas doutrinas espíritas mas não acho que elas equiparam comunicação com os mortos com precognição, se o fazem o questionamento é válido.

    2- Comunicação com os mortos não implicam em pesquisas médicas, salvo se no além eles tiverem equipamentos melhores e ciência mais desenvolvida.

    3- Aqui não tem desculpa, se a comunicação entre vivos e mortos fosse real a quase totalidade dos crimes de assassinato e pessoas desaparecidas, com exceção óbvia as que estivessem desaparecidas por outras razões que não a morte, seriam elucidados, uma vez que haveriam apenas troca de informações envolvendo conversas normais, sem qualquer requisito extra que a própria comunicação ser possível que é o ponto que levantei, não seriam necessários previsão do futuro ou melhor tecnologia.

    Eu diria que as respostas estão no próprio conteúdo doutrinário, o qual, desde seu início proclama que não veio senão para esclarecer e consolar os aflitos desfazendo os equívocos das Religiões. DE não é fonte de milagres.

    O que soa como desculpa sem o menor sentido, tem uma explicação muito mais simples para que pessoas que pregam a caridade não levem paz de espírito para pessoas desesperadas que não sabem o que teria acontecido com seus entes queridos desaparecidos:

    A comunicação com os mortos é impossível, não importa quantas pessoas desejem o contrário.
  • Cameron escreveu: »

    A comunicação com os mortos É IMPOSSÍVEL, não importa quantas pessoas desejem o contrário.

    Cameron,
    Fechou com chave de ouro. Crer muito numa coisa NÃO FAZ com que essa coisa seja real.
  • editado June 2021
    Negar algo que se desconhece, por falta de pesquisa, leitura... demonstra pouco interesse no assunto ou perseverante negação... tipo, algum bloqueio.
    Relatos que atestam esse tipo de comunicação (reencarnação) existem há mais de dois séculos, através de médiuns extraordinários, mundo afora.
    Não nos referindo àqueles cuja missão alcançava certa transcendência, como um Emmanuel Swedenborg, personagem este do qual vale a pena conhecer particularidades extraordinárias.

    Por isso dizemos que o conhecimento desta Doutrina nos permite olhar nossa existência mediante uma perspectiva confiante e tranquilizadora, e com a certeza de que não somos simples pés de feijão... morreu, acabou.
  • Perguntaria ainda ao Sr. Elric_de_Melnibone, aliás, desafio que propus desde o início do tópico, como ele, cristão católico, interpreta à luz de sua doutrina, fatos horripilantes no comportamento humano, como uma criança estuprada e morta aos cinco anos de idade, ou o caso recente de um pai, que munido de um machado assassina a esposa e os filhos ainda jovens... Não nos alongando, como compreenderíamos a Justiça Divina nestas questões?

    Dizer-se que não podemos compreender os desígnios de Deus, a tal respeito, é admitir que Deus não se importa com o sofrimento de sua criatura ante as atrocidades frequentes, e o que em nosso julgamento é animalesco, para Deus seria acontecimento sem qualquer significado...
  • editado June 2021
    patolino escreveu: »
    Perguntaria ainda ao Sr. Elric_de_Melnibone, aliás, desafio que propus desde o início do tópico, como ele, cristão católico, interpreta à luz de sua doutrina, fatos horripilantes no comportamento humano, como uma criança estuprada e morta aos cinco anos de idade, ou o caso recente de um pai, que munido de um machado assassina a esposa e os filhos ainda jovens... Não nos alongando, como compreenderíamos a Justiça Divina nestas questões?

    Dizer-se que não podemos compreender os desígnios de Deus, a tal respeito, é admitir que Deus não se importa com o sofrimento de sua criatura ante as atrocidades frequentes, e o que em nosso julgamento é animalesco, para Deus seria acontecimento sem qualquer significado...

    O Problema do Mal AINDA NÃO FOI solucionado, Sr. Patolino. Se Deus existe e é bom, então por que há tanto sofrimento neste mundo?
    Resposta: eu NÃO SEI.
    Não tenho a resposta para o Problema do Mal. Mas posso fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento de meu próximo.
    Já a resposta à pergunta: a comunicação com os mortos é possível?
    Acho que já foi respondida à exaustão!
    Embora eu admita um teste, muito simples, para provar que a comunicação com os mortos é possível. Idioleto.
    Sabia que o estudo dos escritos de uma pessoa permite descobrir seu sexo, sua escolaridade, nível de renda e classe social? Pois é, eu achava que era uma bobagem, uma pseudociência...
    Mas foi assim que o FBI pegou o Unabomber. Logo, SE a psicografia for MESMO obra de espíritos desencarnados, problema resolvido!
    O perito em idioleto compara as cartas psicografadas com amostras da escrita do vivo. Se bater, então o falecido morto (ou desmorto, ou morto-vivo, ou assombração) está MESMO se comunicando com os vivos.
    Pode inclusive esclarecer as circunstâncias de sua morte ou desaparecimento misterioso.
    Melhor ainda se o Gasparzinho, o fantasma camarada, conversar com os vivos. Daí sim fica realmente fácil. Se o vi-vi-vo ga-ga-gue-ja-ja-va quan-quan-do es-ta-ta-va vi-vi-vo, en-en-tão de-de-ve ser e-e-le mes-mes-mo.
    Expressões idiomáticas e regionalismos, como "orra, meu", "mas bah", "tchê", "oxente" "arre égua" dariam pistas importantes do (des) falecido morto.
  • editado June 2021
    A resposta pra tudo não esxiste porque não existe o tudo. Tudo corresponde à idéia de finitude, de um total, mas não há um total, só o infinito. Então ninguém pode dizer, tudo bem, porque não há esse "tudo". O correto é especular, é dizer; "infinito" bem.

    Outro conceito que não correzponde aos fatos seria "Deus". Ninguém entende "Deus" por que a concepção corrente de "Deus" é baseada em gênero, nomeadamente masculino, logo, teria atribuições masculinas por definição, por mais que filosoficamente haja a pretensão de que seja abrangente. Uma "Deusa" nunca é cogitada.

    Mas é claro que na verdade não importa nem o gênero. Se não existe o tudo mas sim, o infinito, isso subverte a idéia de "Deus" por que "Deus" ainda corresponde à idéia de unidade enquanto a compreensão do infinito o inviabiliza.
  • Ou então tentem perguntar ao infinito a razão disto ou daquilo. Lógico que não terão resposta, pois no infinito não há razão.
  • Salvo engano, Moisés NÃO PODERIA ter um exemplar da Bíblia, ele tinha o que chamamos de Pentateuco. O Livro da Lei que o judaísmo utiliza.
    Na época dele, o Pentateuco só existia na forma de um monte de lendas transmitidas oralmente.
    "O Alcorão reconhece que Issa existiu, logo Jesus Cristo existiu e existe para os muçulmanos também". ERRADO. Para eles, Jesus foi apenas outro profeta.
    Segundo o Alcorão, Jesus não morreu na cruz. Foi tudo simulado.
  • Cameron escreveu: »

    A comunicação com os mortos É IMPOSSÍVEL, não importa quantas pessoas desejem o contrário.

    Cameron,
    Fechou com chave de ouro. Crer muito numa coisa NÃO FAZ com que essa coisa seja real.
    voces são muito radicais em suas descrenças, evidências anedóticas demonstram ser possível, mas em situações incontroláveis caso contrario teríamos ciência do pós morte.

  • O Problema do Mal AINDA NÃO FOI solucionado, Sr. Patolino. Se Deus existe e é bom, então por que há tanto sofrimento neste mundo?
    Resposta: eu NÃO SEI.
    Não tenho a resposta para o Problema do Mal. Mas posso fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento de meu próximo.
    Esta era a resposta que se esperava.
    Não se sabe o essencial da própria doutrina, mas condena ou desaprova uma doutrina que apresenta uma resposta possível, suportada por estudiosos independentes.
    Típico.

  • Pulgas são suportadas por cachorros heróicos. =)
  • editado June 2021
    Agora, imagine comigo uma situação interessante: e se fosse o contrário? E se a datação daquela peça confirmasse que foi contemporânea de Cristo?
    E se o estudo do pólen, aderido às fibras do tecido, mostrasse que as plantas eram lá da Palestina?
    E se...?
    Então, neste cenário hipotético, até o mais rabugento dos céticos teria que acreditar que, muito provavelmente, o Santo Sudário era REAL. Infelizmente, não foi isso que a Ciência provou.
    Se fosse comprovadamente daquela época e local, ainda assim nada se poderia afirmar.
    E daí? Não deixei de ser cristão por causa disso. É preciso separar o Cristo Histórico do Cristo BÍBLICO. O primeiro até pode ser investigado por arqueologia, linguística e etc. O segundo, NÃO. Como eu TENTEI te explicar, é uma questão de fé. Não de fanatismo.
    Acontece que fé é uma coisa muito vaga. Resultado de uma contaminação acidental.
    Quem é de uma religião, poderia muito bem ser de outra e acreditar em coisas completamente diferentes.
    Ninguém senta e analisa todos os livros "sagrados" existentes antes de se decidir.
    Sem falar em que o verdadeiro deus talvez ainda nem tenha se manifestado.

  • Embora eu admita um teste, muito simples, para provar que a comunicação com os mortos é possível. Idioleto.
    Sabia que o estudo dos escritos de uma pessoa permite descobrir seu sexo, sua escolaridade, nível de renda e classe social? Pois é, eu achava que era uma bobagem, uma pseudociência...
    Mas foi assim que o FBI pegou o Unabomber. Logo, SE a psicografia for MESMO obra de espíritos desencarnados, problema resolvido!
    O perito em idioleto compara as cartas psicografadas com amostras da escrita do vivo. Se bater, então o falecido morto (ou desmorto, ou morto-vivo, ou assombração) está MESMO se comunicando com os vivos.
    O problema é que grandes escritores, depois que morrem, perdem o talento e só escrevem abobrinhas e bobaginhas.

  • editado June 2021
    patolino escreveu: »
    Perguntaria ainda ao Sr. Elric_de_Melnibone, aliás, desafio que propus desde o início do tópico, como ele, cristão católico, interpreta à luz de sua doutrina, fatos horripilantes no comportamento humano, como uma criança estuprada e morta aos cinco anos de idade, ou o caso recente de um pai, que munido de um machado assassina a esposa e os filhos ainda jovens... Não nos alongando, como compreenderíamos a Justiça Divina nestas questões?

    Dizer-se que não podemos compreender os desígnios de Deus, a tal respeito, é admitir que Deus não se importa com o sofrimento de sua criatura ante as atrocidades frequentes, e o que em nosso julgamento é animalesco, para Deus seria acontecimento sem qualquer significado...
    Que tal admitir que os conceitos de bondade e justiça divinas são incompreensíveis?
    Que tal admitir que Deus possa nos parecer um monstro e que jamais entenderemos por que ele faz coisas horríveis com a gente?
    Inventar um deus e uma religião que "explicam" o Problema do Mal não a torna verdadeira.

Esta discussão está fechada.