Questões ESPIRITAS

15758596062

Comentários

  • editado August 2023
    patolino escreveu: »
    Judas, suas observações mostram que vc anda longe de conhecer a força e grande divulgação da DE no mundo.
    Tô não. Já divulgaram por aqui e é um monte de lixo.
    A divulgação mais cômica de todas foi o relatório do Crookes sobre uma tal materialização que era uma piada e rendeu umas 50 páginas de risadas e galhofas dos espíritas.
    patolino escreveu: »
    Os fenômenos indiscutíveis, tão comuns, basta procurar.
    Não seria preciso procurar por isso.
    Se os mortos se comunicam com os vivos sem sombras de dúvidas isso seria de conhecimento comum e não só de quem acredita nisso.
    Mesma coisa dos alienígenas nos visitando.
    patolino escreveu: »
    o óbvio será um enigma.
    Isso aqui é óbvio:
    chico-xavier-apoiou-farsa-de-otilia-diogo-00001.jpg



  • editado August 2023
    Eu não acho que a pessoa precisa acreditar em espíritos, embora alguns argumentos precisem ser levados em consideração, A matéria pensa, sente, é inteligente? Obvio que não, no entanto o que existe no cérebro, além de matéria? O cético mais racional, se cala; o outro debocha porque não tem argumento. Acreditar que existe algo imponderável, inexplicável, no cérebro, não é tão difícil, daí, outras afirmativas, tipo vida após a morte, ou a existência de um Deus criador, até pode ser discutível, mas negar a existência de uma inteligência que não provém de músculos, sangue e nervos é fruto de pura teimosia ou aversão ao asunto. Daí, nada há que se fazer e avançar na discussão é perda de tempo.
  • editado August 2023
    patolino escreveu: »
    O cético mais racional, se cala; o outro debocha porque não tem argumento.
    E tem o cético que tem argumento e debocha mesmo assim porque espiritismo é balela consoladora feita pra gente bobinha.
    patolino escreveu: »
    Acreditar que existe algo imponderável, inexplicável, no cérebro, não é tão difícil
    Até porque não é preciso acreditar em nada disso. O cérebro tem comportamentos inexplicáveis até o momento e isso é um fato.
    Até que se explique cabe a quem oferece explicações dar provas do que diz, coisa que espíritas não fazem e ficam reclamando do excesso de rigor em relação às suas evidências diante de dificuldade de as provar a terceiros. Esta parte, a última onde eles esperneiam, é a melhor pra tirar sarro de fazer galhofa.
    patolino escreveu: »
    outras afirmativas, tipo vida após a morte...
    ...Que pode existir mas carece de provas, deve ser considerada porém como já dito é difícil de provar e cabe a quem alega fazer este trabalho ao invés de fazer biquinho e reclamar da falta de fé dos céticos.
    Não se deixa um negócio deste tamanho ser alegado sem as devidas provas. Não é trivial que mortos se comuniquem com os vivos no mundo em que vivemos. Se isso for verdade absoluta ou "indiscutível" como você alega muita coisa poderia mudar de fato no mundo dos vivos, muita coisa poderia ser alegada em tribunais, senhas de bancos não estariam mais seguras, códigos nucleares nas mãos de presidentes de potências nucleares seriam impossíveis de guardar...
    Vocês é que não percebem o quão enorme é a legação de vocês e , se ela é verdadeira, o mundo deveria funcionar de forma absolutamente diferente do que funciona.
    E sim, eu sei que existem trilhões de explicações espíritas para tudo isso, o problema é que elas se contradizem diametralmente
    o que, pasme, me faz achar que são explicações ad hocs e vão surgindo a cada novo problema que a doutrina furada inventada por maconheiros encontra.
    Você, espírita que é, é igualzinho aos outros crentes. Quase que como um reflexo natural alega falta de conhecimento da crendice como causa do ceticismo.
    Isso aqui tem 22 anos mas você insiste em achar que todo mundo aqui nasceu ontem.
    patolino escreveu: »
    ou a existência de um Deus criador, até pode ser discutível
    Havendo ou não um deus a vida após a morte é possível.
    patolino escreveu: »
    mas negar a existência de uma inteligência que não provém de músculos, sangue e nervos é fruto de pura teimosia ou aversão ao asunto.
    Quem bom que eu não nego esta possibilidade.
    Ruim deve ser pra quem alega que isso é fato "indiscutível" porque até aqui nunca vi ninguém provar nada disso.


  • Pelo menos no espiritismo, este tipo de debate visa esclarecer ao cético ou ateu sobre um amplo espectro de ocorrências e possibilidades que a crença nos espíritos e sua comunicação com os vivos revela.
    Uma boa parte dos espíritas jamais exigiram ou presenciaram qualquer fenômeno que os convencesse sobre essa Doutrina. A literatura expõe sua filosofia de modo simples e com argumentos que convencem às inteligências que adotam o livre pensar.
    Muitas vidas que se perdiam ao longo dos espinhosos caminhos terrenos encontram na DE uma motivação para sua total reintegração à família ou à sociedade.
    Claro que outras religiões também trabalham com essa finalidade, mas usam instrumentos para convencimento diferentes, assim como seu público alvo costuma ser diferente.

    Mas a semelhança termina aí; enquanto as outras crenças insistem num proselitismo à base da insistência, a DE sabe que não é necessário violentar a consciência de ninguém, pois, a cada vez que a criatura alcança o plano espiritual e por lá permanece por certo tempo, retorna à carne com novas intuições, sobre o bem e o mal e sobre a vida e a morte. É questão de tempo, por isso não é necessário muito esforço no convencimento do outro. No princípio, sim, a divulgação obedecia a um programa do Mais Alto que valia da argumentação filosófica, altamente convincente para as inteligências mais preparadas, e os fenômenos que atraíam os demais.
    Hoje não, a farta literatura à disposição dos interessados, as instituições preparadas para acolher e orientar, quando então, ali, algumas ocorrências extraordinárias podem acontecer, mas com outras finalidades e não apenas para o convencimento das pessoas.
    Então, meu caro Judas, aqui vc teria a oportunidade de, através do debate, fortalecer sua descrença, ou perceber que os argumentos apresentados revelam particularidades para as quais vc ainda não havia atentado.
    O que posso dizer é que o homem atinge, durante o percurso da vida, uma encruzilhada que lhe exige grave escolha marcando uma destinação onde está sua paz e felicidade, ou o retorno para uma nova jornada em que os acidentes do caminho se repetem, até que alcance uma nova encruzilhada (oportunidade).



  • editado August 2023
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.

    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
  • Judas escreveu: »
    Havendo ou não um deus a vida após a morte é possível.
    E, mesmo havendo um deus, não implica em que haja vida após a morte.
  • Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.

    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana. E as pessoas desaparecidas ou os crimes insolúveis...
    O objetivo do Espiritismo não é resolver os problemas relacionados à matéria, no mundo. Ao apresentar a solução para os problemas da alma, também os do corpo - da matéria - serão progressivamente resolvidos. Mesmo porque, aqueles que presenciam fatos extraordinários (milagres), que os poderiam convencer, encontrarão explicações quaisquer, e continuarão, moralmente, as mesmas pessoas de sempre. Está provado que os fenômenos impactam no primeiro momento, mas as chagas da alma, ainda permanecem; elas compõem o psiquismo do homem milenar... até quando?
    Diante da civilizações mais avançadas, ainda somos como os trogloditas, com suas clavas nas mãos, declarando guerra uns aos outros.
    Mesmo nos estágios depurados que os mundos mais avançados alcançaram, também eles passaram pelas mesmas dificuldades e lutas que enfrentamos hoje. Compreendamos que só existem crimes hediondos porque ainda existem pessoas hediondas.
    Costumeiramente, os males de menor gravidade quer praticamos durante a vida, encontram nestes mesmos pequenos males que nossos semelhantes ainda praticam, a nossa punição, ou, muitas vezes, uma advertência para nossa correção. Leis sábias e justas presidem nosso milenar roteiro evolutivo sobre a Terra.




  • editado August 2023
    as outras crenças
    Já que tamos estudando idiomas na outra rubrica, deveria ter cuidado e não usar "as" ⇒ generalização😠
    proselitismo à base da insistência,
    👍 Espiritismo não faz proselitismo agressivo/insistente.
    Ponto +
    Então, meu caro Judas, aqui vc teria a oportunidade de, através do debate, fortalecer sua descrença, ou perceber que os argumentos apresentados revelam particularidades para as quais vc ainda não havia atentado.
    Mas justo é isso. Tanto cá quanto lá no OP os debates revelam que não há provas conclusivas, nem experimentos atualizados adequadamente feitos.
    Então o debate cá fortalece a descrença👍
    Agora note: Crença Religiosa não depende de debate. É... CRENÇA. E aí, sem aportes empíricos — que foi o que o Kardec & outros alegaram ter — literalmente tanto faz. Cada pessoa adota a Crença com a qual sua psicologia simpatiza. Incluído no arcabouço psicológico o ambiente; a criação; a propaganda predominante no lugar onde mora; [...]
    Sem provas conclusivas DE não tem Δ.
  • editado August 2023
    patolino escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.
    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana. E as pessoas desaparecidas ou os crimes insolúveis...
    E como ficam as alegações de que espíritos nos revelaram fatos científicos que mais tarde a ciência confirmou?
    patolino escreveu: »
    Leis sábias e justas presidem nosso milenar roteiro evolutivo sobre a Terra.
    Sábias e justas? Baseada em quê, tal afirmação?
    Fatos ou fé?
  • Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.

    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.

    há casos verídicos de pessoas que previram a própria morte, em sonhos podemos nos comunicar com pessoas mortas
    apesar de ser muito difícil acho que em rara circunstancias acho possível haver algum tipo de comunicação, mas a maioria não são claras!
  • Judas escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético mais racional, se cala; o outro debocha porque não tem argumento.
    E tem o cético que tem argumento e debocha mesmo assim porque espiritismo é balela consoladora feita pra gente bobinha.
    Se não estou enganado acho que sua noiva é espirita, é dessa forma que voce discute esta questão???? =)
  • patolino escreveu: »

    Mas a semelhança termina aí; enquanto as outras crenças insistem num proselitismo à base da insistência, a DE sabe que não é necessário violentar a consciência de ninguém, pois, a cada vez que a criatura alcança o plano espiritual e por lá permanece por certo tempo, retorna à carne com novas intuições, sobre o bem e o mal e sobre a vida e a morte.
    UFA! me safei por pouco conseguindo entrar no plano espiritual de consciência ainda virgem! =)
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.
    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana. E as pessoas desaparecidas ou os crimes insolúveis...
    Fernando_Silva escreveu: »
    E como ficam as alegações de que espíritos nos revelaram fatos científicos que mais tarde a ciência confirmou?
    Nada sei sobre isto... pode ser que se refiram às pesquisas sobre a somatização dos pensamentos obsessivos.
    Um fato importante a se observar é que, confirmando-se os postulados da DE haverá um mundo novo aberto às pesquisas da Ciência.
    patolino escreveu: »
    Leis sábias e justas presidem nosso milenar roteiro evolutivo sobre a Terra.
    Sábias e justas? Baseada em quê, tal afirmação?
    Fatos ou fé?
    Baseadas na lei de causa e efeito: aqui se faz, aqui se paga... colherás o que semeares.

  • CRIATURO escreveu: »
    Judas escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético mais racional, se cala; o outro debocha porque não tem argumento.
    E tem o cético que tem argumento e debocha mesmo assim porque espiritismo é balela consoladora feita pra gente bobinha.
    Se não estou enganado acho que sua noiva é espirita, é dessa forma que voce discute esta questão???? =)

    Ela é evangélica.
  • editado August 2023
    CRIATURO escreveu: »
    ...em sonhos podemos nos comunicar com pessoas mortas
    São "argumentos" como esses que mostram o quanto essas crenças carecem de qualquer substância no mundo real.

  • editado August 2023
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.

    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.

    Já tivemos estas discussões aqui.
    As desculpas espíritas variam mas sempre é baboseira ad hoc
    Insisto no que venho dizendo há tempos.
    O mundo é do jeito que é porque não há comunicação com espíritos.
    Se houvesse isso, provado e comprovado, e com resultados replicáveis, o mundo seria totalmente diferente.
    As possibilidades de situações corriqueiras que mudariam drasticamente são praticamente infinitas.
    Eles não percebem isso porque acreditam nas próprias "explicações" inventadas pra tapar buracos que, como acabei de mencionar, existem em quantidades infinitas.
  • patolino escreveu: »
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana.
    Não é o que espíritas que passaram por aqui alegaram no passado.
    Pra alguns deles es espíritos são a "continuação" do outrora encarnado.
    Um pesquisador que pesquisou a cura do câncer a vida toda e morreu sem a encontrar continua sendo lá no mundo espiritual a mesma coisa que era por aqui, ele não "continua" sua pesquisa em um laboratório no além e não dispõe de nenhuma ferramenta extra por lá pra saber mais do que sabia em vida.
    Muito conveniente como sempre.
  • editado August 2023
    Cameron escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    ...em sonhos podemos nos comunicar com pessoas mortas
    São "argumentos" como esses que mostram o quanto essas crenças carecem de qualquer substância no mundo real.


    Para um peixe o mundo real é apenas agua
    falando mais cientificamente a consciência dos sentidos humanos não consegue estar conectada a dois mundo ao mesmo tempo, dai a dificuldade de conseguir "morrer" se desconectar , desligar os sentidos deste mundo e se conectar a outro.
    dai que este tipo de conexão pode se dar através dos sonhos é quando a os sentidos do corpo adormecem e os sentidos da alma começam a despertar proporcionalmente ao nível de consciência espiritual de cada individuo, a transmissão destes dados captados pela alma ao cérebro tambem é relativo a capacidade pessoal e haver sintonia entre memória espiritual e física.
    assim sendo tem muita gente inclusive céticos viajando durante sonhos porem carecem desenvolver suas memórias.
    Tudo isso que eu expus poderia ser apenas achismos criaturisticos oniricos =)
    Se não fosse a questão de que alguns sonhos se tonarão comprovadamente reais, muito fácil de aceitar basta observar que muitas coisas antes de se tornarem reais foram criadas idealizadas no mundo do nosso faz de conta cerebral!
    assim: "Era uma vez o que foi imaginado se fez"
  • editado August 2023
    Judas escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.

    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.

    Já tivemos estas discussões aqui.
    As desculpas espíritas variam mas sempre é baboseira ad hoc
    Insisto no que venho dizendo há tempos.
    O mundo é do jeito que é porque não há comunicação com espíritos.
    Se houvesse isso, provado e comprovado, e com resultados replicáveis, o mundo seria totalmente diferente.
    As possibilidades de situações corriqueiras que mudariam drasticamente são praticamente infinitas.
    Eles não percebem isso porque acreditam nas próprias "explicações" inventadas pra tapar buracos que, como acabei de mencionar, existem em quantidades infinitas.

    bobagens!
    ainda não sou tão esperto capaz de me comunicar com clareza e a bel prazer, como ja disse comunicações autenticas ocorrem somente em ocasiões especiais, mas posso te garantir que ha um mundo espiritual e que eles se comunicam sim.
    conhecer é uma coisa provar é impossível!
    "pois mesmo que um morto ressuscite não acreditarão nele"
  • Judas escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana.
    Não é o que espíritas que passaram por aqui alegaram no passado.
    Pra alguns deles es espíritos são a "continuação" do outrora encarnado.
    Um pesquisador que pesquisou a cura do câncer a vida toda e morreu sem a encontrar continua sendo lá no mundo espiritual a mesma coisa que era por aqui, ele não "continua" sua pesquisa em um laboratório no além e não dispõe de nenhuma ferramenta extra por lá pra saber mais do que sabia em vida.
    Muito conveniente como sempre.

    digo por mim mesmo que existe sonhos muito inspiradores
  • Gorducho escreveu: »
    as outras crenças
    Já que tamos estudando idiomas na outra rubrica, deveria ter cuidado e não usar "as" ⇒ generalização😠
    proselitismo à base da insistência,
    👍 Espiritismo não faz proselitismo agressivo/insistente.
    Ponto +
    Então, meu caro Judas, aqui vc teria a oportunidade de, através do debate, fortalecer sua descrença, ou perceber que os argumentos apresentados revelam particularidades para as quais vc ainda não havia atentado.
    Agora note: Crença Religiosa não depende de debate. É... CRENÇA. E aí, sem aportes empíricos — que foi o que o Kardec & outros alegaram ter — literalmente tanto faz. Cada pessoa adota a Crença com a qual sua psicologia simpatiza. Incluído no arcabouço psicológico o ambiente; a criação; a propaganda predominante no lugar onde mora; [...]
    Sem provas conclusivas DE não tem Δ.
    Você disse: crença religiosa não depende de debare. É... CRENÇA. Mas estamos falando de um outro tipo de crença, uma doutrina filosófica com consequências religiosas e não uma simples crença religiosa como todas as demais, Esta se presta à experimentações, como proposto pelo Codificador; esta, debate temas de natureza filosófica com marcante influência no pensamento da sociedade moderna; em suas muitas experimentações, como vc já viu na Revue, os depoimentos dos mortos apresentam provas de sua identidade, que são ressaltadas por Kardec.

    E sobre isto, um fato interessante: DDHome, rico moço irlandês, era recebido nas mansões elegantes de Paris e Londres e ali, oferecia aos convivas o espetáculo das mesas girantes, transportes e comunicações. e até, ele mesmo, levitava ante o olhar de todos. Não havia como preparar o ambiente para as fraudes.
    Quero dizer, leiam, pesquisem e encontrarão algo que possa orientar seus raciocínios.

    Enfim, batemos na mesma tecla, se alguém, para adotar qq crença exigir comprovação de seus dogmas, mesmo como simples suporte filosófico, desistirá. E no entanto as igrejas, as mesquitas, sinagogas, ermidas e catedrais andam lotadas de fiéis que se entregam aos cultos com devotamento e ardor.

    Neste ponto, façamos uma reflexão. Para o progresso e ordem social estes crentes são mais úteis que a maioria dos demais cidadãos, porque a resignação e a tolerância encontrada entre a maioria deles, além dos impulsos caritativos, acomodam os insatisfeitos, perversos e revoltados que se acolhem no anonimato das turbas para engendrar seus crimes.
    As igrejas evangélica mais fanatizantes, se encontram nas periferias pobres, berço do crime; e sua atuação, ali, é extremamente efetiva.

    Exceções, claro. Temos até ateus caridosos fazendo doações para ONG's, céticos que frequentam igrejas, por questões familiares, etc.












  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.
    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana. E as pessoas desaparecidas ou os crimes insolúveis...
    Fernando_Silva escreveu: »
    E como ficam as alegações de que espíritos nos revelaram fatos científicos que mais tarde a ciência confirmou?
    Nada sei sobre isto... pode ser que se refiram às pesquisas sobre a somatização dos pensamentos obsessivos.
    Um fato importante a se observar é que, confirmando-se os postulados da DE haverá um mundo novo aberto às pesquisas da Ciência.
    patolino escreveu: »
    Leis sábias e justas presidem nosso milenar roteiro evolutivo sobre a Terra.
    Sábias e justas? Baseada em quê, tal afirmação?
    Fatos ou fé?
    Baseadas na lei de causa e efeito: aqui se faz, aqui se paga... colherás o que semeares.
    Quando eu perguntei se havia evidências das tais leis "sábias e justas", eu quis dizer coisas concretas e não baseadas em fé.
  • Cameron escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    ...em sonhos podemos nos comunicar com pessoas mortas
    São "argumentos" como esses que mostram o quanto essas crenças carecem de qualquer substância no mundo real.
    Não muito diferente do suposto sonho em que o suposto José ficou sabendo que não era corno.
    O cristianismo é uma crendice baseada, entre outras coisas, num sonho que teria tido um suposto carpinteiro.
  • patolino escreveu: »
    Enfim, batemos na mesma tecla, se alguém, para adotar qq crença exigir comprovação de seus dogmas, mesmo como simples suporte filosófico, desistirá. E no entanto as igrejas, as mesquitas, sinagogas, ermidas e catedrais andam lotadas de fiéis que se entregam aos cultos com devotamento e ardor.
    Portanto fica confirmado que a "escolha" de uma religião é fruto do acaso: depende de onde a pessoa nasceu, em que família, em que país. Ou de quem o ajudou num momento difícil e o levou a uma igreja, por exemplo.

    Não é, absolutamente, resultado de uma análise racional das várias doutrinas. Em muitos casos, talvez a maioria, a doutrina é um mero detalhe.
    patolino escreveu: »
    Neste ponto, façamos uma reflexão. Para o progresso e ordem social estes crentes são mais úteis que a maioria dos demais cidadãos, porque a resignação e a tolerância encontrada entre a maioria deles, além dos impulsos caritativos, acomodam os insatisfeitos, perversos e revoltados que se acolhem no anonimato das turbas para engendrar seus crimes.
    As igrejas evangélica mais fanatizantes, se encontram nas periferias pobres, berço do crime; e sua atuação, ali, é extremamente efetiva.
    É, podemos constatar isto olhando ao nosso redor ou analisando a história da humanidade ...
  • editado August 2023
    Esta se presta à experimentações, como proposto pelo Codificador;
    mas que não são feitas em termos tecnicamente atualizados século XXI.
    Então nos seus termos: aqui através do debate se fortalece a descrença, eis que não tem fundamentação experimental adequada. Capisci❓
    Deixando de lado "Religião" — não tem como deixar de lado mas só pra organizar cartesianamente...— seria 1 Filosofia, como o Colega coloca, com base experimental que... não a tem conclusivamente. A base experimental fica sendo Crença. O que invalida esta parte "filosófica" na própria origem. Filosofar sobre Crença sem aporte empírico tecnicamente fundamentado = Escolástica.
    debate temas de natureza filosófica com marcante influência no pensamento da sociedade moderna;
    Pra se debater temas filosóficos não precisa de "Espíritos". Aliás podemos debater os temas filosóficos em voga no século XIX e que instruíram a DE👍 Eu gosto do tema.
    depoimentos dos mortos
    Como não está provado = Crença = Revelações das outras Religiões.
    leiam, pesquisem e encontrarão algo que possa orientar seus raciocínios.
    Mas é o que fazemos muitos cá. Eu na infância/adolescência em Centro Espírita e depois d'1 Δ ≈ 35 lá no OP; e eles cá durante ≈ 20+ anos.
    se alguém, para adotar qq crença exigir comprovação de seus dogmas, mesmo como simples suporte filosófico, desistirá.
    Só que foi o Kardec que alegou comprovabilidade pros postulados da DE — fora, claro, existência de Deus c/Respectivas Perfeições. Foi ele, não nós.
    E no entanto as igrejas, as mesquitas, sinagogas, ermidas e catedrais andam lotadas de fiéis que se entregam aos cultos com devotamento e ardor.
    Crença. Essa é a diferença pra DE nos termos postulados originalmente pelo Kardec. Seria o "diferencial" da DE vis-à-vis a "Concorrência" so to speak. Sem esse Δ empírico estabelecido via adequados métodos século XXI, parafraseando o dito acima, escolha por qualquer religião incluída a DE é fruto do acaso: depende de onde a pessoa nasceu, em que família, em que país. Ou de quem o ajudou num momento difícil e o levou a uma igreja, por exemplo. E do próprio arcabouço mental de cada 1 de nós: com que "simpatizamos", &c. Neste último aspecto se inclui resultado de uma análise racional das várias doutrinas, eis que "Razão" sem confrontação c/aportes empíricos externos serve pra muito pouco, como gosto de sublinhar. Cada 1 desenvolve seu raciocínio e veredicto só pode advir de empiria.
    Encarando-se a DE como 1 Religião nesses termos, nada a debater. Sem controvérsia entre nós NESTE caso.
  • Mas mesmo que se comprove os fenômenos, isso não comprova o conteúdo de livros como o - livro dos espíritos - feito na sua maioria por só 3 médiuns, e com no máximo unos 15 médiuns complementares e sem fenômenos físicos nessa escritura particularmente e sequer com letras de mortos comprovadas neste caso particularmente.
  • editado August 2023
    👍 mas verificar as alegações fenomenológicas c/métodos século XXI = básico do básico. Como dizia o Colega debatedor que eu me lembre o 1º a propor essa metodologia lá no OP: ver se há evidências de que tem Espírito no ambiente se comunicando.
    E o mesmo se aplica pros efeitos físicos Tk; materializações; mesas girantes. Este último fenômeno é o único que exige planejamento técnico + complexo. Mas certamente solúvel c/a tecnologia de instrumentação & controles século XXI.
  • Gorducho escreveu: »
    👍 mas verificar as alegações fenomenológicas c/métodos século XXI = básico do básico. Como dizia o Colega debatedor que eu me lembre o 1º a propor essa metodologia lá no OP: ver se há evidências de que tem Espírito no ambiente se comunicando.
    E o mesmo se aplica pros efeitos físicos Tk; materializações; mesas girantes. Este último fenômeno é o único que exige planejamento técnico + complexo. Mas certamente solúvel c/a tecnologia de instrumentação & controles século XXI.
    Em outras palavras: não tem essa de que "já foi suficientemente comprovado há 100 anos".
    Há 100 anos, com os meios científicos disponíveis e a mentalidade da época, foi possível convencer (ou enganar) alguns, mas isto não é definitivo.

    A ciência avança tanto quando descobre novidades como quando percebe que errou e se corrige.
    O que significa que não há "verdades científicas" permanentes. Elas estão sempre sendo questionadas e, com frequência, mudam.
  • editado August 2023
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Algo que eu sempre digo, se comunicações com os mortos fosse possível 90% ou mais dos casos de pessoas desaparecidas estariam resolvidos, os corpos encontrados e as condições da morte solucionadas.
    O fato puro e simples, e não importa o quanto espíritas recusem em aceitar isso, é que tal não é possível e/ou não acontece.
    Isto também se aplica às descobertas científicas; se a comunicação fosse possível já teríamos descoberto a cura para o câncer, e outros males que assolam a vida humana. E as pessoas desaparecidas ou os crimes insolúveis...
    Fernando_Silva escreveu: »
    E como ficam as alegações de que espíritos nos revelaram fatos científicos que mais tarde a ciência confirmou?
    Nada sei sobre isto... pode ser que se refiram às pesquisas sobre a somatização dos pensamentos obsessivos.
    Um fato importante a se observar é que, confirmando-se os postulados da DE haverá um mundo novo aberto às pesquisas da Ciência.
    patolino escreveu: »
    Leis sábias e justas presidem nosso milenar roteiro evolutivo sobre a Terra.
    Sábias e justas? Baseada em quê, tal afirmação?
    Fatos ou fé?
    Baseadas na lei de causa e efeito: aqui se faz, aqui se paga... colherás o que semeares.
    Quando eu perguntei se havia evidências das tais leis "sábias e justas", eu quis dizer coisas concretas e não baseadas em fé.

    Meu amigo, eu percebi sua intenção; insisto num ponto em que vc e os demais debatedores insistem em não dar atenção. Quantos de nós atravessamos situações de graves riscos e nem sequer nos damos contas, enquanto outros, mal põem os pés na rua e são baleados ou vítimas de acidentes graves.
    Estamos todos, tão acostumados com as notícias sobre isto, diariamente, e por isso trazemos o campo íntimo da observação crítica embotado.
    Evidente que para os que guardam alguma crença num juízo superior, são fatos notáveis e exigem reflexão.
    Então, falávamos de leis sábias e justas por isso é interessante notar que, sendo a história da humanidade a mesma história do lento avanço da barbárie para a civilização, em que a perversidade, até os dias de hoje prevalece, embora causando perplexidade, os que hoje são pegos nas malhas da tragicidade, estão diante daquela justiça invisível. Enquanto nós, pelos padrões de moral e inteligência já alcançados, ou seja, espíritos mais velhos, certamente já colhemos o fel dessa justiça, com a dose certa, e que nos isenta das graves contas, já acertadas no passado recente.
    Claro que nem todos resgatam seu débitos ao mesmo tempo, pois todos sempre têm a oportunidade de quitar o mal cometido com a prática do bem,
    Fica pois, claro, que as vítimas de hoje, recusaram a proposta do amor e se entregaram à revolta, não apenas uma vez, mas seguidamente.


  • LaraAS escreveu: »
    Mas mesmo que se comprove os fenômenos, isso não comprova o conteúdo de livros como o - livro dos espíritos - feito na sua maioria por só 3 médiuns, e com no máximo unos 15 médiuns complementares e sem fenômenos físicos nessa escritura particularmente e sequer com letras de mortos comprovadas neste caso particularmente.

    Caríssima, havia um critério denominado CCUEE, seja, o controle universal dos ensinos dos espíritos, em que as respostas dadas pelos espíritos eram comparadas com a que outros médiuns, desconhecidos entre si, eram postadas desde que guardassem coerência ou o mesmo conteúdo genérico.
    Este critério se fortaleceu com a criação da Revista Espírita, em 1858, em que a correspondência dirigida à redação era volumosa, e narrava fatos sobre os fenômenos e sobre as comunicações mediúnicas que se produziam, até mesmo em outros países. Foi quando Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, e ali, com a presença de muitos médiuns, os fenômenos se repetiam. Por isso, a terceira edição de O Livro dos Espíritos é a definitiva.
Esta discussão está fechada.