Informática, Dicas E Questões.

Tópico para postar dicas, novidades e perguntas sobre informática.

Um dos meus canais favoritos sobre o tema:

«13456731

Comentários

  • Veja como ativar o 'Modo Deus' secreto do Windows 10

    Pouca gente sabe, mas existe um jeito mais fácil de organizar as configurações do seu PC. O Windows tem várias opções de ajustes da máquina, mas ele também traz um problema: algumas modificações só podem ser feitas no menu de Configurações, e outras só podem ser encontradas no Painel de Controle.

    Pode ser um pouco confuso ficar alternando entre diferentes espaços para realizar ajustes na máquina. Não seria mais fácil se todas as configurações fossem acessíveis em um só lugar? Felizmente, é possível fazer isso.

    O recurso é conhecido como “God Mode”, ou, em bom português, “Modo Deus”, porque permite o controle total do sistema operacional, dando ao usuário maior capacidade de configurar sua máquina do jeito que quer, sem precisar vasculhar o menu de configurações do Windows.

    Para ativá-lo, é bem simples.

    1. Crie uma nova pasta na sua área de trabalho

    Faça isso clicando com o botão direito em qualquer lugar da tela que já não esteja ocupado por um ícone.

    2. Você vai precisar trocar o nome da pasta para um código secreto

    Clique uma vez sobre a pasta e pressione o botão F2 do seu teclado para abrir a caixa de texto para renomeá-la. O novo nome da pasta deve ser "GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}", sem as aspas. Recomendo copiar e colar o código. Também vale a observação de que nada que vem antes do ponto importa, então você pode dar o nome que você preferir. Se quiser, pode chamar de "PastaDoJoaquim.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}", ou qualquer outro nome que você preferir. No nosso, caso, usamos o prefixo OlharDigital.

    3. Pronto, agora é só dar um clique duplo para acessar a página de configurações
    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-como-ativar-o-modo-deus-secreto-do-windows-10/65823 
  • Fernando_Silva disse: Desativar a espionagem do Windows 10
    http://www.majorgeeks.com/files/details/destroy_windows_10_spying.html

     

    Tentei migrar para o Windows 10 várias vezes mas não consegui, parece um eterno software beta, o 7 ou o 8.1 são alternativas bem mais estáveis, por enquanto não vi vantagem no DirectX 12.
  • editado March 2017
    Eu tinha 1 x 7-32 + 1 x 7-64 + 1 x 8.1. Os 64 veio aa msg pra atualizar e migrei logo nos 1°s dias. O 32 nada marcava quanto a atualizar. Quase no fim (foi em junho se não me engano) consegui atualizar manualmente ele.
     Sem problemas só o saco das mudancinhas...
    Depois o que fora W7 - 64 não aceitou a atualização "Aniversário". Ia ia até quase o fim e marcava "impossível concluir - você poderá achar conveniente consultar algum sítio blah blah blah".
    Dava # defeito mas como sempre não serve pra nada.
    Aí tempos depois começou a trancar e os scans acusaram o tradicional problema de HD. Aí (isso faz uns 4 meses) baixei no USB, formatei apaguei todas partições e agora está ok 100% atualizado. Inclusive estou usando o Defender como a.v.
    Agora, não sou um usuário avançado no sentido de ficar mexendo no SO. Uso as máquinas só no sentido de executar outras tarefas mesmo sem me procupar com as configurações do SO em si...
  • Fernando_Silva disse: Desativar a espionagem do Windows 10
    http://www.majorgeeks.com/files/details/destroy_windows_10_spying.html

     

    Excelente ferramenta.
  • Gorducho disse: Eu tinha 1 x 7-32 + 1 x 7-64 + 1 x 8.1. Os 64 veio aa msg pra atualizar e migrei logo nos 1°s dias. O 32 nada marcava quanto a atualizar. Quase no fim (foi em junho se não me engano) consegui atualizar manualmente ele.
     Sem problemas só o saco das mudancinhas...
    Depois o que fora W7 - 64 não aceitou a atualização "Aniversário". Ia ia até quase o fim e marcava "impossível concluir - você poderá achar conveniente consultar algum sítio blah blah blah".
    Dava # defeito mas como sempre não serve pra nada.
    Aí tempos depois começou a trancar e os scans acusaram o tradicional problema de HD. Aí (isso faz uns 4 meses) baixei no USB, formatei apaguei todas partições e agora está ok 100% atualizado. Inclusive estou usando o Defender como a.v.
    Agora, não sou um usuário avançado no sentido de ficar mexendo no SO. Uso as máquinas só no sentido de executar outras tarefas mesmo sem me procupar com as configurações do SO em si...

    Para mim o imperdoável no Windows 10 é o tempo de boot, no Windows 8.1 meu sistema inicia em menos de 5 segundos, no Windows 10 com todas aquelas tranqueiras leva bem mais, sem contar que um bug comum de 100% de uso do disco aconteceu comigo duas vezes.
  • Esse 100% começou acontecer comigo naquele ex. 7-64 que depois resultou em problema no HD (o tradicional "unidade C" não reconhecida...) e que formatei.
    Os primeiros sintomas foram esse 100% de disco...
     
  • Ainda estou a tomar coragem de pôr o 10 na minha máquina
  • editado March 2017
    Alguém sabe como instalar (e rodar) o game Age of Empires no Windows 10?
  • Cameron escreveu:
    Tentei migrar para o Windows 10 várias vezes mas não consegui, parece um eterno software beta, o 7 ou o 8.1 são alternativas bem mais estáveis, por enquanto não vi vantagem no DirectX 12.
    Se bem entendi o que disse a MS, o Windows 10 é a última versão. Não vão lançar outra depois, vão apenas atualizar, portanto, sim, será um eterno beta.
  • editado March 2017
    Não existem mais versões, só o W10 que é atualizado como todos os demais softwares hoje em dia, ou pode baixá-lo a qualquer momento e criar uma mídia bootável caso se queira formatar o HD ou instalar um novo.
    Portanto, sim, se poderá dizer que será sempre uma β eterna...
    Por isso sempre é bom ter anotada a # do Windows. Ele normalmente checa ao fazer a formatação ou depois tem um trobleshooter. Note-se que muda a # do antigo W7 ou 8 pro 10, então etiquetas que hajam na carcaça perdem o valor.
    Mas caso haja completa falha ou troca do disco... 

    Para um completo leigo que queira aprender um pouco de, qual seria o Linux + indicadogrey_question.png
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Cameron escreveu:
    Tentei migrar para o Windows 10 várias vezes mas não consegui, parece um eterno software beta, o 7 ou o 8.1 são alternativas bem mais estáveis, por enquanto não vi vantagem no DirectX 12.
    Se bem entendi o que disse a MS, o Windows 10 é a última versão. Não vão lançar outra depois, vão apenas atualizar, portanto, sim, será um eterno beta.

    Ô maravilha.
  • Para um completo leigo que queira aprender um pouco de, qual seria o Linux + indicado

    Lubuntu ou Ubuntu Mate, eu recomendaria o Linux Mint mas o Ubuntu Mate é bem parecido e está com o desempenho melhor.
  • Alguém sabe como instalar (e rodar) o game Age of Empires no Windows 10?

    Está recebendo alguma mensagem de erro ao abrir o jogo depois da instalação?
  • Cameron disse:

    Está recebendo alguma mensagem de erro ao abrir o jogo depois da instalação?

    Sim, não lembro exatamente qual, mas chega a aparecer as telas de apresentação e quando se tenta iniciar o jogo dá pau...

     
  • Obrigado Srª Cameron.
    É eu achava que deveria ser o UM pelo que já tinha me informado.
     
  • Gorducho escreveu:
    Obrigado Srª Cameron.
    É eu achava que deveria ser o UM pelo que já tinha me informado.
    Na dúvida, grave um DVD para cada versão e experimente antes de instalar.
  • É um laptop antigo... então usarei-o p/aprender um pouco de Linux.

    Se eu quisesse rodar o SO do pen, mantenho o boot via pen, é issogrey_question.png
    Mas aí como faço p/acessar o HD se ele tem W no C:\ e só "C". Tenho que fazer outra partiçãogrey_question.png
  • Alguém sabe como instalar (e rodar) o game Age of Empires no Windows 10?

     
    Sim, não lembro exatamente qual, mas chega a aparecer as telas de apresentação e quando se tenta iniciar o jogo dá pau...
     

    Não é só com você que está acontecendo isso, dei uma pesquisada e esse jogo tem mesmo problemas de compatibilidade com o Windows 10.

    Você pode voltar para uma versão anterior do Windows ou, dependendo das configurações do seu PC, rodar em uma máquina virtual.
  • Cameron disse:

    Você pode voltar para uma versão anterior do Windows ou, dependendo das configurações do seu PC, rodar em uma máquina virtual.

    Pesquisei.
    Eu criaria uma máquina virtual e rodaria o Windows XP como sistema operacional convidado, é isto?
     
  • Pesquisei.
    Eu criaria uma máquina virtual e rodaria o Windows XP como sistema operacional convidado, é isto?

    Sim, mas se for jogar online melhor instalar o Windows 7, Windows XP hoje em dia só se for para usar algum software offline.
  • editado March 2017
    Da serie "não comprem ou se arrependerão":

    1- Fontes com seleção manual de voltagem ou de marcas desconhecidas.

    2- SSD da Kingston, a marca não é ruim em outros produtos mas os SSD's, sobretudo da linha V300, são bombas.

    3- Qualquer coisa da Multilaser, não importa se é um mouse, um tablet ou um acelerador de partículas, um nome mais apropriado para a marca seria Multilixo, nem a Positivo ou a antiga CCE são tão ruins.

    4- Qualquer placa de vídeo da AMD se pretende usar Linux, o suporte recente está abaixo da crítica.
     
  • Engraçado que eu uso CDs e DVDs graváveis da Multilaser aqui e nunca tive problema.

    Curiosidade: a marca também importa brinquedos e tem o nome de Multikids. Dentre os produtos licenciados estão: Tartarugas Ninja, Hora da Aventura e Super Mario Kart.
  • Gorducho escreveu:
    É um laptop antigo... então usarei-o p/aprender um pouco de Linux.

    Se eu quisesse rodar o SO do pen, mantenho o boot via pen, é isso?
    Se bem entendi sua dúvida, basta dar "ESC" logo no início do boot e selecionar o pendrive.
    Gorducho escreveu:
    Mas aí como faço p/acessar o HD se ele tem W no C:\ e só "C". Tenho que fazer outra partição
    Se for instalar no HD, sim, é preciso criar uma nova partição (uns 20GB já dão e sobram).
    Na hora do boot, vai aparecer uma lista de opções: Windows, Linux, teste de memória.
    Escolha a que quiser, lembrando que o Linux normalmente ficará como padrão.
  • Não, m/dúvida são essas:

    i) Deixo o boot em pen na BIOS. Aí, se tenho o Ubuntu no pen carregará ele, certo?
    ii) Supondo que no HD (C:\) tenha só as partições SYSTEM (que o W cria automático) + uma única onde haja o SO Windows + todos arquivos. Ao iniciar o Ubuntu via pen, essa partição única feita pela instalação do Windows ficará acessível? 
  • i) Deixo o boot em pen na BIOS. Aí, se tenho o Ubuntu no pen carregará ele, certo?
    ii) Supondo que no HD (C:\) tenha só as partições SYSTEM (que o W cria automático) + uma única onde haja o SO Windows + todos arquivos. Ao iniciar o Ubuntu via pen, essa partição única feita pela instalação do Windows ficará acessível? 

    i) Sim, ele iniciará em modo live mas a menos que você crie um espaço para persistência no pendrive ou instale no hd qualquer mudança que fizer no sistema será apagada na próxima inicialização, além disso o desempenho em modo live é inferior por causa das limitações do USB, Linux não precisa de muito espaço, 10 ou 15GB do HD são suficientes.

    ii) Sim, ficará acessível, basta ir no gerenciador de arquivos e montar as partições, se quiser instalar o Linux eu recomendo deixar um espaço não alocado no disco antes de bootar pelo pendrive, para isso no Windows clique com o direito do mouse em "Meu computador" selecione gerenciar, depois vá até gerenciamento de disco, selecione a partição C: e escolha a opção diminuir volume, diminua 15GB e deixe o espaço não alocado, quando você bootar pelo pendrive escolha instalar o Ubuntu no HD e ele identificará automaticamente o espaço livre no HD e fará todo o resto, escolha a opção instalar ao lado do Windows.
  • Essas dicas da @Cameron me incitam a mexer novamente no meu pc com essas coisas.
  • editado March 2017
    Perfeito...
    Estou pensando em fazer o experimento naquela máquina original W7-x86 (32).
    Como eu tenho # do W10 acho que vou instalar tudo no HD mesmo. Se der qq. problema formato de novo e reinstalo o W "limpo".
    Quero aprender um pouco de Linux porque sei zero dele...

    Mas se fizer isso e instalar ambos os 2 (o Ubuntu nesse espaço a ser reservado no C
    "Instalar ao lado do W") ao bootar sempre me perguntará qual SO quero rodar. É issogrey_question.png  
     
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.