Cuba é uma democracia ou uma ditadura? Frei Betto responde.

editado August 2023 em Religião é veneno
O frade dominicano e escritor Frei Betto, que possui uma relação de décadas com Cuba —tendo inclusive exercido um papel no desgelo das relações com os EUA em 2014, durante o Governo Barack Obama—, explica que “inimigo a gente denuncia e amigo a gente critica”. Por ter trânsito com as autoridades cubanas, explica ele, “lá eu faço minhas críticas”. Mas reconhece as “enormes” dificuldades enfrentadas pelos cubanos. “Juntou o bloqueio com a mudança da moeda e a pandemia. Mas a imprensa super dimensiona Cuba como se aqui fosse uma perfeita democracia. E, para mim, democracia não é votar a cada dois anos, para mim é a partilha econômica”, argumenta. Ele nega, por exemplo, que haja a prática de tortura em Cuba por parte das forças de segurança. “Eu já conversei com vários ex-presos políticos, e nunca me descreveram tortura. Sempre falei para Fidel que se soubesse que há tortura, eu cairia fora. Eu passei por isso, fui preso duas vezes na ditadura, e isso é um principio meu de que não abro mão”, explica ele, ao defender o regime cubano (...)

Frei Betto reconhece que a Internet está trazendo mais informação, mas ressalta que “ela é controlada unicamente pelo capitalismo”. E faz uma das poucas críticas ao Governo cubano: “Um dos erros que a revolução sempre cometeu foi comparar Cuba mais com os EUA do que com o resto da America Latina. A juventude cubana se compara com aquilo que se passa nos EUA, é um erro”, argumenta. “Esses jovens não têm ideia de como as coisas do ponto de vista social são muito melhores do que no Brasil, em Honduras, no Panamá, na Guatemala... A revolução deveria trabalhar melhor a educação política dos jovens, existe uma falha nesse sentido”, completa (...)

Para Frei Betto, a Revolução Cubana “vai dar conta” dos novos desafios. “Não é a primeira crise. Agora, é normal que em qualquer país haja pessoas insatisfeitas. É normal. Não é o povo, a maioria, tanto é que a revolução resiste há mais de 60 anos.”

https://brasil.elpais.com/brasil/2021-07-18/criticar-o-regime-de-cuba-ainda-e-um-tabu-entre-a-esquerda-no-brasil.html

Comentários

Esta discussão está fechada.