O chatGPT ENSINA COMPUTAÇÃO

p: É possível aprender alguma linguagem de programação através dos seus conhecimentos?
ChatGPT
Sim, é possível aprender sobre linguagens de programação através dos meus conhecimentos. Eu posso fornecer informações sobre diversas linguagens de programação, suas sintaxes, recursos, conceitos fundamentais e até mesmo exemplos de código. No entanto, é importante ressaltar que a programação é uma habilidade prática, e o aprendizado efetivo requer prática e experiência.
Se você estiver interessado em aprender uma linguagem de programação específica, posso ajudar respondendo a perguntas sobre ela, explicando conceitos e fornecendo orientações gerais. Além disso, posso fornecer exemplos de código para ajudar a ilustrar os conceitos.
No entanto, é importante ter em mente que a prática ativa é essencial para o aprendizado efetivo da programação. Recomendo utilizar recursos adicionais, como tutoriais online, cursos interativos, livros e projetos práticos para complementar o conhecimento adquirido aqui. Através da combinação de estudo teórico e prática, é possível adquirir habilidades em programação em diversas linguagens.


p: qual das linguagens se aprenderia com mais facilidade, independente do objetivo
ChatGPT
Se você não tem experiência prévia em programação e deseja começar a aprender uma linguagem que seja mais fácil para iniciantes, existem algumas opções que são frequentemente recomendadas:
1. Python: Python é frequentemente considerada uma das linguagens mais amigáveis para iniciantes. Sua sintaxe é simples e legível, o que facilita a compreensão e a escrita de código. Além disso, Python possui uma vasta comunidade de desenvolvedores, muitos recursos de aprendizado e é amplamente utilizado em diversas áreas, como ciência de dados, web development e automação.
2. JavaScript: JavaScript é a linguagem principal para programação web. É uma linguagem versátil e amplamente utilizada, o que significa que há muitos recursos de aprendizado disponíveis. Ela é executada no navegador, o que permite que você comece a criar interações dinâmicas em sites desde o início.
3. Ruby: Ruby é conhecida por sua sintaxe fácil de ler e escrever, e é frequentemente recomendada para iniciantes. O Ruby também enfatiza a elegância e a simplicidade do código, e possui uma comunidade ativa que fornece muitos recursos de aprendizado.
É importante lembrar que a "facilidade" de aprendizado pode variar de pessoa para pessoa, e a escolha da linguagem também depende dos seus objetivos específicos. Se possível, é uma boa ideia experimentar diferentes linguagens para ver qual delas faz mais sentido para você. Independentemente da linguagem que você escolher, o importante é começar a programar e praticar regularmente para desenvolver suas habilidades.

p: Parece-me que sempre precisarei do compilador para qualquer linguagem, exceto para Java script, conforme voce disse acima, é isso mesmo?
ChatGPT
Na verdade, a maioria das linguagens de programação requer um compilador ou interpretador para serem executadas. O compilador ou interpretador é responsável por transformar o código fonte escrito pelo programador em instruções que o computador pode entender e executar.
No caso específico do JavaScript, ele é uma linguagem de programação interpretada, o que significa que o código JavaScript é executado diretamente em um ambiente que suporta a interpretação da linguagem, como um navegador da web. Portanto, não é necessário um compilador separado para executar o código JavaScript.
No entanto, é importante mencionar que mesmo com linguagens que requerem um compilador, existem ferramentas disponíveis para facilitar a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento. Por exemplo, a linguagem Python tem o Python interpreter, que é necessário para executar programas Python. No entanto, existem distribuições como o Anaconda e o Miniconda, que fornecem um pacote completo que inclui o interpretador Python, bibliotecas populares e uma série de ferramentas úteis para facilitar o desenvolvimento.
Em resumo, embora a maioria das linguagens de programação precise de um compilador ou interpretador, existem recursos e ferramentas disponíveis para facilitar a instalação e configuração desses ambientes de desenvolvimento, independentemente da linguagem escolhida.

p: voce tem informações sobre uma linguagem amigável que se chama BASIC
ChatGPT
Sim, o BASIC é uma linguagem de programação que foi desenvolvida para ser amigável e de fácil aprendizado. BASIC significa "Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code" (Código de Instrução Simbólica para Iniciantes em Geral) e foi originalmente projetada para iniciantes na programação.
O BASIC foi criado nos anos 1960 e 1970 por John Kemeny e Thomas Kurtz, da Dartmouth College. Desde então, várias variantes do BASIC foram desenvolvidas, cada uma com suas características específicas.
O BASIC tem uma sintaxe simples e legível, o que torna mais fácil para iniciantes entenderem e escreverem código. Ele é usado em muitos ambientes educacionais e foi amplamente utilizado em computadores pessoais na década de 1980.
Embora o BASIC não seja tão amplamente usado como em décadas anteriores, ainda existem algumas variantes modernas do BASIC disponíveis, como o Visual Basic da Microsoft. Além disso, existem compiladores e interpretadores gratuitos disponíveis para várias variantes do BASIC.
Se você está interessado em aprender uma linguagem de programação amigável e de fácil aprendizado, o BASIC pode ser uma opção interessante para começar. Existem recursos de aprendizado disponíveis online e livros que podem ajudar a começar a programar em BASIC.

p: voce poderia, por favor, dar exemplo de aplicações do Basic em ambiente doméstico
ChatGPT
Certamente! O BASIC pode ser útil na atividades escolares e até mesmo em projetos pessoais. Embora o BASIC não seja tão comumente usado em ambientes profissionais atualmente, ele pode ser uma linguagem interessante para aprender os conceitos básicos de programação e lógica de programação. Aqui estão alguns exemplos de como sua filha pode usar o BASIC em atividades domésticas ou escolares:
1. Desenvolvimento de jogos simples: Com o BASIC, sua filha pode criar jogos simples, como jogos de adivinhação, jogos de perguntas e respostas, ou jogos de labirinto. Isso pode ajudá-la a desenvolver habilidades lógicas e criativas.
2. Automatização de tarefas: O BASIC pode ser usado para escrever scripts simples que automatizam tarefas repetitivas no computador. Por exemplo, ela pode escrever um programa para renomear vários arquivos em lote ou para realizar cálculos automáticos.
3. Criação de pequenos aplicativos: Sua filha pode usar o BASIC para criar pequenos aplicativos, como calculadoras ou programas de gerenciamento de tarefas simples. Isso pode ajudá-la a entender conceitos de interface do usuário e interação com o usuário.
4. Aprendizado de conceitos de programação: O BASIC pode servir como uma base sólida para aprender conceitos fundamentais de programação, como variáveis, estruturas de controle (como loops e condicionais), entrada e saída de dados e funções.
Embora o BASIC não seja amplamente usado na indústria de software atualmente, o conhecimento adquirido por meio do aprendizado dessa linguagem pode ser aplicado em outras linguagens de programação mais modernas e populares casi decida explorar outras áreas da programação no futuro.
Existem várias versões do BASIC disponíveis para diferentes plataformas. Uma opção popular é o Visual Basic, que possui uma interface gráfica de usuário (GUI) e é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicativos do Windows. Além disso, existem compiladores e interpretadores gratuitos disponíveis para várias variantes do BASIC que podem ser instalados facilmente.
Com o BASIC pode-se criar pequenos projetos divertidos. Isso seria uma ótima maneira de desenvolver habilidades de programação e criatividade ao mesmo tempo.
Onde se pode fazer o download de um compilador para o visual basic ?
ChatGPT
No caso do Visual Basic, ele é uma linguagem de programação que faz parte do pacote de desenvolvimento da Microsoft chamado Visual Studio. Existem várias versões do Visual Studio disponíveis, e cada uma delas inclui diferentes recursos e suporte para diferentes versões do Visual Basic.
Para começar, você pode baixar a versão gratuita do Visual Studio chamada Visual Studio Community. Esta versão inclui o suporte completo para desenvolvimento em Visual Basic e é adequada para fins educacionais e projetos pessoais.
Você pode baixar o Visual Studio Community no site oficial da Microsoft: https://visualstudio.microsoft.com/vs/community/
No site, você encontrará um botão para baixar o Visual Studio Community. Certifique-se de selecionar as opções corretas durante o processo de instalação para incluir o suporte ao Visual Basic.
Após a instalação do Visual Studio Community, sua filha poderá começar a criar projetos em Visual Basic, usando a interface de desenvolvimento integrada (IDE) fornecida pelo Visual Studio. A IDE oferece recursos como edição de código, depuração e criação de interfaces gráficas.
Além disso, existem vários recursos online, tutoriais e documentação disponíveis para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento de projetos em Visual Basic. A Microsoft também possui uma ampla comunidade de desenvolvedores que pode fornecer suporte e orientação em fóruns e sites de perguntas e respostas.
Espero que isso ajude a começar a explorar o Visual Basic e a se divertir com a programação!

p: desculpe voltar ao assunto mas o visual studio community permite criar games simples, para entretenimento
ChatGPT
Sim, o Visual Studio Community permite criar jogos simples, proporcionando uma plataforma de desenvolvimento completa para projetos de entretenimento. Embora o foco principal do Visual Studio seja o desenvolvimento de aplicativos em geral, ele também pode ser usado para criar jogos básicos.
No Visual Studio Community, você pode usar o Visual Basic juntamente com outras tecnologias, como o Windows Forms ou o Windows Presentation Foundation (WPF), para criar a interface gráfica do seu jogo. Além disso, você pode usar recursos de programação, como manipulação de eventos, estruturas de controle e manipulação de gráficos, para desenvolver a lógica e a mecânica do jogo.
Para jogos mais complexos ou que envolvam gráficos 3D, pode ser necessário utilizar outras ferramentas ou bibliotecas específicas para jogos. Nesse caso, o Visual Studio também oferece suporte para integração com outras tecnologias e frameworks populares, como Unity ou MonoGame, que são amplamente utilizados para o desenvolvimento de jogos.
No entanto, para começar com jogos simples, o Visual Studio Community e o Visual Basic podem ser um ponto de partida adequado e começar a experimentar o desenvolvimento de jogos simples e, à medida que adquire mais conhecimento e habilidades, pode explorar outras ferramentas e linguagens mais especializadas para o desenvolvimento de jogos.
Lembre-se de que o desenvolvimento de jogos é um processo envolvente e requer aprendizado contínuo. Encoraje sua filha a se divertir experimentando e a buscar recursos e tutoriais online para aprimorar suas habilidades no desenvolvimento de jogos.

Comentários

  • O Chat GPT ensina programação e ajuda a programar na prática. Mas é preciso tomar cuidado com o código produzido por ele.
    O ChatGPT nem sempre toma a decisão correta e as vezes escreve código mais parecido com o de um programador iniciante, com escolhas erradas tanto de bibliotecas quanto no desenho da classe ou models.

    O chatGPT as vezes é bem frustrante nesse sentido, mas é a melhor ferramenta para programação que apareceu em anos. É um excelente substituto para o Google na maioria das tarefas, mas precisa de um programador experiente no comando.

    No quesito aprendizado ele é realmente muito bom. Eu mesmo tenho usado ele para aprender Next.JS e programar usando esse Framework.

    O ChatGPT é mais "inteligente" e "experiente" do que muitos programadores que dão aulas na Udemy (eu tenho dezenas de cursos comprados lá), mas ele ainda é meio que um misto de "gênio" e "imbecil". As vezes surpreende pela qualidade, outras vezes pelos erros.

    Ainda assim eu particularmente sou um grande entusiasta da ferramenta e uso ela diariamente no meu trabalho como programador senior.
  • É importante estar atento a essa observação do @NadaSei, pois que permite uma visão realista das possibilidades e limitações desta ferramenta.
    Muitas das críticas ao chatGPT se devem à inabilidade de quem usa, por não ter em mente aquelas limitações.
  • editado June 2023
    patolino escreveu: »
    É importante estar atento a essa observação do @NadaSei, pois que permite uma visão realista das possibilidades e limitações desta ferramenta.
    Muitas das críticas ao chatGPT se devem à inabilidade de quem usa, por não ter em mente aquelas limitações.

    O ChatGPT impressiona muito no primeiro uso e nos primeiros tests. Após um uso mais prologado e para tarefas mais realistas do dia a dia se vê que a ferramenta tem suas limitações.
    Ele é de fato uma pedra no sapato do Google, ele condensa informação e entrega a informação em um formato melhor, mas não faz magica como a principio pode parecer.

    Ele não é muito "inteligente" no sentido racional da palavra, mas ele filtra e recombina informação de modo tão eficiente que PARECE mais inteligente do que realmente é.
    É o suficiente para substituir buscas no Google e Stackoverflow sobre como fazer certas coisas e evita ter que ficar procurando informação em documentação de bibliotecas de software, etc...
  • editado June 2023
    O Akita é sempre ótimo. É ele quem diz que o ChatGPT é com o "auto complete" do Google, só que mais avançado.

    Essa definição dele do ChatGTP como um "completador de palavras" extremamente avançado explica o que eu estou tentando dizer com ele não ser muito "inteligente". É um processo bem "mecânico".

    Essa IA não é realmente um algorítimo que cria uma "inteligencia" no sentido de estar fazendo ela "raciocinar" sobre o que perguntamos e com base nisso "criar" respostas de modo verdadeiramente "criativo" e "inteligente".
    É um truque diferente de predição de palavras: Um "modelo de linguagem" como ele próprio se define.

    Ainda que esse modelo de linguagem tenha algum treinamento em logica ele não é verdadeiramente capaz de fazer raciocínios lógicos em nenhum nível.
    Ela também não tem memoria nem capacidade criativa. É um construtor de textos impressionante mas não vai muito além disso.

    Eu fiquei muito impressionado e abismado na primeira vez que usei o ChatGPT, até criei um tópico aqui sobre isso, mas com o tempo fui percebendo que essa ferramenta é outra coisa.
    Eu não tenho um pingo do medo do ChatGPT como Elon Musk e companhia. Eu quero é ver essa ferramenta sendo aperfeiçoada o máximo possível.

    O ChatGPT é uma das PEÇAS que uma futura IA realmente inteligente vai usar como ferramenta de linguagem, mas fica faltando a peça para dar a "inteligencia" real pra coisa, com capacidade real de analise lógica e lampejos de criatividade.
  • South park fez um episódio muito legal sobre o tema.
  • E fez um sobre o gobalismo também.
  • editado July 2023
    kkkkkkkkk
    O pessoal não perdoa.

    É uma pena que eu não achei um video dela levando na esportiva o discurso do "how dare you?" que a fez famosa.

    Ela está na mesa com uma amiga e a amiga sem querer derruba o suco dela e pede desculpas, então a greta reproduz a parte famosa do discurso.
    Parece que ao menos ela é capaz de rir de si própria.
Esta discussão está fechada.