Costa Rica: fim das Forças Armadas no Brasil e economia de quase 130 bilhões por ano

Não faz mais sentido nenhum o Brasil continuar tendo FA (sim, FA e não FFAA) e gastando bilhões que poderiam de outra forma ser gastos com saúde e educação ou simplesmente não saírem do bolso do cidãdão sob forma de impostos.

Ricardo Salles resumiu de forma bem sucinta o que é hoje as FA no Brasil:



Fim das FA está longe de significar fim da segurança pública.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63628015

Embora não possua forças militares, as forças de segurança costarriquenhas, civis, são bem-treinadas e mais numerosas que os exércitos de nações vizinhas. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) tem sua sede na capital, San José.
https://www.orzil.org/news/

Despesas e investimentos
A área de Defesa tem R$ 124,4 bilhões no Orçamento de 2023, mas 78,2% é destinado a despesa com pessoal. Segundo o relator, houve queda de 6,7% no total em relação à proposta de 2022, se for levada em conta a variação da inflação.

Os milicos querem mais $. kkkk
«1

Comentários

  • A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
  • Sim, POVO armado jamais será escravizado.
  • O Salles tá mordido com o exercito por não terem feito o gopi.
  • editado May 2023
    Acauan escreveu: »
    A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
    Isso é verdade, mas depois dos eventos mais recentes eu começo a questionar a eficácia dos nossos militares.

    Fico imaginando como esse bando de pessoas que se acostumaram com a vida mansa e sem riscos depois de décadas de paz e relativa estabilidade política se sairiam em uma guerra.

    Sei não, é que nossos vizinhos estão arruinados por políticas desastrosas e estão obrigados a concentrar todos os seus esforços militares no controle de sua própria população, mas tenho cá minhas dúvidas se as nossas Farsas Armadas não borrariam as calças se tivessem que ir ao campo de batalha, com balas de verdade em sua direção.

  • Tão achando ruim milico acovardado?

    Esperem até o cooptação $$$$ completa pelo Narcoestado. Mesmo filme da Venezuela, sem por nem tirar.

    Nego vai sonhar nunca ter tido FA. Aí vai ser ditadura do Judiciário com Porrete na mão. kkk

  • editado May 2023
    Acauan escreveu: »
    A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
    "Quem derrete suas espadas para fazer arados vai acabar arando para quem não o fez".
  • Fedidovisk escreveu: »
    Tão achando ruim milico acovardado?

    Esperem até o cooptação $$$$ completa pelo Narcoestado. Mesmo filme da Venezuela, sem por nem tirar.

    Nego vai sonhar nunca ter tido FA. Aí vai ser ditadura do Judiciário com Porrete na mão. kkk

    Acho que no Brasil isso não rola, são só alguns poucos os cooptados na maximo 10%, e uma proporção um pouco maior de militares crentes mesmo no apolitismo no exército que também não vão querer fazer intervenções pró-PT nem relações com o narcotráfico e ainda uns 50% de membros do exercício sendo bolsonaristas sim, só que achavam que não havia clima para o que aqueles acampados queriam, lembre-se que na Venezuela o próprio Chavez é que já tinha sido militar e tentado um verdadeiro golpe militar anos antes de ser eleito, é outro clima, outra história.
  • editado May 2023
    Fernando_Silva escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
    "Quem derrete suas espadas para fazer arados vai acabar arando para quem não o fez".

    Mas permanece vivo, trabalhando e alimentando os seus. KKKKKKKKKK
    E os demais? permanentemente em guerra entre eles mesmos.
  • editado May 2023
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
    "Quem derrete suas espadas para fazer arados vai acabar arando para quem não o fez".
    Mas permanece vivo, trabalhando e alimentando os seus. KKKKKKKKKK
    E os demais? permanentemente em guerra entre eles mesmos.
    Nada é tão simples.
    Os escravos podem até permanecer vivos, mas é uma vida de bosta, sujeita a abusos contra os quais não poderão se defender, trabalhando para alimentar seus abusadores.
    Já os povos que têm exércitos não estarão necessariamente em guerras contínuas. O fato de estarem armados já desencorajará os possíveis inimigos.
    "Se vis pacem, para bellum"
  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    A História ensina que povos não armados mais cedo ou mais tarde terminam escravos ou extintos.
    "Quem derrete suas espadas para fazer arados vai acabar arando para quem não o fez".

    Mas permanece vivo, trabalhando e alimentando os seus. KKKKKKKKKK
    E os demais? permanentemente em guerra entre eles mesmos.
    Uma vida sem liberdade não vale a pena ser vivida, exatamente por isso é tão desesperador nascer em um país livre e democrático e ver isso se dissolver passo a passo sem poder fazer nada.

  • editado May 2023
    LaraAS escreveu: »
    Fedidovisk escreveu: »
    Tão achando ruim milico acovardado?

    Esperem até o cooptação $$$$ completa pelo Narcoestado. Mesmo filme da Venezuela, sem por nem tirar.

    Nego vai sonhar nunca ter tido FA. Aí vai ser ditadura do Judiciário com Porrete na mão. kkk

    Acho que no Brasil isso não rola, são só alguns poucos os cooptados na maximo 10%, e uma proporção um pouco maior de militares crentes mesmo no apolitismo no exército que também não vão querer fazer intervenções pró-PT nem relações com o narcotráfico e ainda uns 50% de membros do exercício sendo bolsonaristas sim, só que achavam que não havia clima para o que aqueles acampados queriam, lembre-se que na Venezuela o próprio Chavez é que já tinha sido militar e tentado um verdadeiro golpe militar anos antes de ser eleito, é outro clima, outra história.
    Eu quero muito que você esteja certa, no entanto, a impressão que eu tenho é que são um bando de acomodados que enquanto os salários e as aposentadorias continuarem caindo nas contas eles querem que o resto se exploda.

    E se o governo ameaçar cortar os valores citados também não vejo esse pessoal acostumado com a vida mansa e sem riscos peitando as autoridades governamentais, fuzilar civis que eles não dão a mínima para manter seus cargos e rendimentos soará bem mais cômodo que uma revolta nesse cenário.

    Tomara que eu esteja completamente errada sobre as Forças Armadas, mas essa é a sensação que elas me passam no momento, que abandonaram completamente qualquer resquício de honra, decência e patriotismo, talvez não sejam adeptos entusiasmados da foice e do martelo, mas claramente gostam de seguir o caminho que for mais fácil.

  • editado May 2023
    LaraAS escreveu: »
    ...e ainda uns 50% de membros do exercício sendo bolsonaristas sim...
    50% de bolsonaristas que não se deram ao trabalho sequer de averiguar as urnas eletrônicas a fundo em uma eleição para lá de suspeita onde ele "perdeu"? Difícil de engolir, 10% no máximo e olhe lá.

  • editado May 2023
    Cameron escreveu: »
    Fico imaginando como esse bando de pessoas que se acostumaram com a vida mansa e sem riscos depois de décadas de paz e relativa estabilidade política se sairiam em uma guerra.

    Militares são essencialmente servidores públicos, que como tais só saem de sua rotina burocrática em circunstâncias extremas, como a FEB retornando da Italia, onde lutou contra o Fascismo e entendendo que não fazia sentido após este feito voltar ao Brasil para se subordinar ao Estado Novo de Getúlio.
    Em 1964 havia o contexto da Guerra Fria e a doutrina do Inimigo Interno forçando os militares a tomar ações drásticas, e mesmo assim na hora do vamos ver, quando Mourão colocou suas tropas em marcha não havia um plano consistente que unificasse o comando do movimento e coordenasse as operações, só funcionando porque as tropas legalistas estavam mais indecisas ainda e quando o barulho começou concluíram que não valia a pena morrer pelo idiota do Jango.

    Fora destas ocasiões históricas, militares no geral podem até entrar na carreira alimentando ideais de Patriotismo, mas rapidinho vão aprendendo os atalhos para conseguir promoções e passam a ter por prioridade chegar à reforma com um cargo e salário altos.
    Neste ambiente, a última coisa que querem é se envolver em encrencas que atrapalhem sua vidinha tranquila, detalhadamente planejada.
  • Acauan escreveu: »
    Fora destas ocasiões históricas, militares no geral podem até entrar na carreira alimentando ideais de Patriotismo, mas rapidinho vão aprendendo os atalhos para conseguir promoções e passam a ter por prioridade chegar à reforma com um cargo e salário altos.
    Neste ambiente, a última coisa que querem é se envolver em encrencas que atrapalhem sua vidinha tranquila, detalhadamente planejada.
    As definições de mal necessário foram atualizadas. 🙄

  • editado May 2023
    Acauan escreveu: »
    Fora destas ocasiões históricas, militares no geral podem até entrar na carreira alimentando ideais de Patriotismo, mas rapidinho vão aprendendo os atalhos para conseguir promoções e passam a ter por prioridade chegar à reforma com um cargo e salário altos.
    Neste ambiente, a última coisa que querem é se envolver em encrencas que atrapalhem sua vidinha tranquila, detalhadamente planejada.
    Eu até entendo essa forma de pensar e de fato as Forças Armadas deveriam ficar de fora do ambiente político em qualquer circunstância normal.

    Mas sério mesmo que esse pessoal não quer tirar a bunda da cadeira nem mesmo durante um golpe de estado via TSE com um careca desgraçado limpando a bunda com a Constituição? Sequer para averiguar de todas as formas possíveis a validade das eleições?

    Aí o comodismo foi longe demais.

  • Cameron escreveu: »
    Mas sério mesmo que esse pessoal não quer tirar a bunda da cadeira nem mesmo durante um golpe de estado via TSE com um careca desgraçado limpando a bunda com a Constituição? Sequer para averiguar de todas as formas possíveis a validade das eleições?

    Os caras não tiveram a coragem mínima sequer para apresentar um resultado conclusivo sobre as urnas eletrônicas, apresentando no fim um laudo cheio de ambiguidades.
    Poderiam ter dito "sim, as urnas são seguras" ou "não, as urnas não são seguras", mas ficaram num blá-blá-blá técnico ridículo que no fim se resumia a quem sabe, pode ser, talvez.
    Esperar o que de gente que tem de medo de por o dele na reta até na hora de emitir um laudo técnico?
  • Acauan escreveu: »
    Esperar o que de gente que tem de medo de por o dele na reta até na hora de emitir um laudo técnico?
    Absolutamente nada.

  • editado May 2023
    Voltando à Costa Rica, é fácil não ter exército quando se é vizinho do Panamá, sabendo que qualquer eventual e improvável ataque à Costa Rica será considerada pelos Estados Unidos como ameaça ao funcionamento do Canal do Panamá, um dos grandes pontos estratégicos do mundo.
    Com um cachorrão destes na casa do vizinho vigiando a minha, não precisa se preocupar em manter um pinscher, que seria o máximo que a Costa Rica conseguiria mobilizar em termos militares.
  • editado May 2023
    E agora voltando aos militares brasileiros, em parte eles apenas seguem um comportamento típico nas forças armadas do mundo nas quais o comando frequentemente é ocupado por oficiais generais cuidadosamente selecionados pelos políticos para não lhes representar ameaça, mesmo quando abrem as asinhas para além do tolerável.
    Rebeliões, quarteladas, golpes e revoluções partidas dos quartéis geralmente nascem nos escalões intermediários do oficialato, capitães e alguns coronéis que conquistam a lealdade dos tenentes e sargentos, que estão mais próximos deles que do Alto Comando.
    Mesmo em 1964, quando o protagonismo ficou com os generais, uma das grandes preocupações deles era a contaminação ideológica dos praças, que ameaçava abarcar tenentes e capitães, e que chegou ao ápice com a anistia concedida por Jango a marinheiros amotinados.
    Os exemplos se repetem na infiltração bolchevique no exército russo, na Revolução Tenentista no Brasil, os Cara Pintadas argentinos entre outros tantos exemplos.
  • Tô de boa de depender de FA para defender eu e minha família, isso faço eu mesmo e se tiver que morrer, morreu, paciência. A história da humanidade foi escrita assim.

    Ademais, prezo pela liberdade e meu direito de escolha: simplesmente não quero dinheiro dos meus impostos bancando exército, ainda mais esse de Caxias que tem uma vida pra lá de boa, quem é de Resende sabe bem a bolha que esses caras vivem.

    Em tempo, o que eles fizeram ainda faltam palavras no dicionário para adjetivar. Asseguraram e até convidaram a população a se manifestar em frente aos quartéis sob o argumento da defesa da Constituição e o direito a manifestação. Por ocasião da prisão dos manifestantes esses foram informados que seriam levados para um lugar seguro e que ia ficar tudo bem, ou seja, não houve oposição ou quem tivesse desarmado sua barraquinha e metido o pé. Para logo em seguida serem colocados em ônibus, no que remete a práticas já conhecidas de outrora... e colocados num galpão sem estrutura nenhuma: crianças, mulheres e idosos.

    Infelizmente a internet é um labirinto e a gente não consegue achar com tanta facilidade as coisas, mas o vídeo existe, vai ficar pra sempre gravado a milicada mentindo prós civis antes de os levarem para o abatedouro.

    Teve pessoa que não rasgou uma folha de papel que está presa até hoje...

    Bem, esses vídeos já ilustram bem o drama:





    Nenhum centavo a mais pra essa raça, se tiver que defender algo faço eu mesmo e se morrer, paciência.
  • Fedidovisk escreveu: »
    Nenhum centavo a mais pra essa raça, se tiver que defender algo faço eu mesmo e se morrer, paciência.
    Fiquei curiosa em saber como fará para não dar mais nenhum centavo para essa raça.

    Vai sonegar impostos? 🤔

  • editado May 2023
    Na verdade é só um clamor, no que dependesse de mim.

    Mas estou metendo o pé do Brasil, então dá na mesma.

    Essa questão das FA a parte, há muita coisa que a gente, imerso desde sempre nesse meio, acha normal que simplesmente não é.

    Vizinhos nossos conseguem a proeza de parecer países desenvolvidos comparados com o Brasil. Mais da metade da população sem saneamento; taxas de desemprego e auxílios eternamente altas nas regiões N e NE; até pouco tempo atrás maior taxa de homicídio do mundo; o fantasma do analfabetismo; nego trabalhar anos só para comprar um veículo kkkk, lista é infinita. Um país que parece ter mudado pouco ou quase nada desde as Capitanias Hereditárias.

    Isso não é normal.
  • As Forças Armadas prestaram continência para o ditador Maduro, era o último prego no caixão que faltava.
  • editado May 2023
    Quem for lavar uma louça...



    Constantino parece ser o único que ainda conservou algum pingo de sanidade e chama as coisas pelo que elas são.
  • editado May 2023
    Sorte a nossa termos Forças Armadas "bolsonaristas, conservadoras e que odeiam a esquerda", já imaginaram se não tivéssemos? 🙄
  • editado May 2023
    Cameron escreveu: »
    Sorte a nossa termos Forças Armadas "bolsonaristas, conservadoras e que odeiam a esquerda", já imaginaram se não tivéssemos? 🙄


    Ora vamos, nos meses anteriores ao 31 de março de 1964, os militares brasileiros faziam continencia para qualquer chefe de Estado ou governo que visitava o Brasil, e certamente que no governo governo Goulart deviam haver uns bem loucos, e na entrega daquela Medalha brasileira para o CHE GUEVARA, dada pelo governo de JÂNIO QUADROS numa época em que Che Guevara era governo da ditadura castrista então ? O exercício brasileiro participou dos cerimoniais numa boa.....vocês são muito impacientes.

  • editado May 2023
    LaraAS escreveu: »
    ...vocês são muito impacientes.
    São décadas de horror e opressão no regime venezuelano e existem sinais mais do que claros que estamos seguindo cada passo na mesma direção.

    Nossas FA não se deram sequer ao trabalho de produzir um laudo técnico, autônomo, independente e, mais importante, COMPLETO COM TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS!!! sobre as urnas eletrônicas que de forma suspeitíssima elegeram o atual regime do Lula, e se contentaram em fazer um nas coxas que não serviu de coisa alguma.

    Perdoe nossa "impaciência". 🙄

    EDIT: Se o futuro mostrar que nossa opinião sobre as FA estavam erradas e se tratava de fato de impaciência e/ou ignorância eu serei a primeira a alegremente reconhecer o erro, no momento não temos o mais remoto motivo para qualquer tipo de otimismo e o tempo não parece estar a nosso favor, muito pelo contrário.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.