Prigozhin critica Rússia e anuncia retirada de Bakhmut

Prigozhin critica Rússia e anuncia retirada de Bakhmut “Meus homens morrem enquanto vocês engordam!”

segundo o video abaixo, pode ser verdade mas tambem pode ser um teatro para atrair os ucranianos contra a frente que mais deu resultado lutando pela Russia.



https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/05/05/grupo-wagner-diz-que-deixara-cidade-na-ucrania-por-falta-de-municoes.ghtml
«1

Comentários



  • O gordinho barbudo no canto da tela analisa a situação direto da Ucrania.

  • Acho que Putin cometeu erro equivalente ao do Saddam Hussein ao invadir o Kuwait. Ele achou que o mundo não reagiria a altura e agora, assim como o Iraque, a Rússia vai pagar. Esse é o problema das ditaduras: o ditador inventa uma guerra e o país para pelo erro dele.
  • Volpiceli escreveu: »
    Acho que Putin cometeu erro equivalente ao do Saddam Hussein ao invadir o Kuwait. Ele achou que o mundo não reagiria a altura e agora, assim como o Iraque, a Rússia vai pagar. Esse é o problema das ditaduras: o ditador inventa uma guerra e o país para pelo erro dele.

    Esperemos que esteja coberto de razão.
    Mas ouvi por aí também que o mundo que antes temia o que aconteceria se Putin vencesse a guerra deveria se preocupar mesmo com o que aconteceria se ele perdesse.
    Da minha parte eu quero esse fdp morto. Mas digo isso do alto da minha ignorância sobre o que deveríamos temer caso ele perca essa guerra.
  • xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
  • Biden e a mídia podre querem a guerra.
    Tucker Carson é o líder dos isolacionistas. Que eu saiba Trump e Desantis são isolacionistas também.
    China parece que enfiou a faca nas costas de Putin, acho que culparam a Rússia pela invasão, ao contrário do que fez o Lula...
  • editado May 2023
    ENCOSTO escreveu: »
    Prigozhin critica Rússia e anuncia retirada de Bakhmut “Meus homens morrem enquanto vocês engordam!”

    segundo o video abaixo, pode ser verdade mas tambem pode ser um teatro para atrair os ucranianos contra a frente que mais deu resultado lutando pela Russia.



    https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/05/05/grupo-wagner-diz-que-deixara-cidade-na-ucrania-por-falta-de-municoes.ghtml

    Pode inclusive ser verdade que estejam sem munição e fudidos, porém ao gritar isso aos 4 ventos faz os ucranianos pensarem que é uma cilada e não atacarem.
  • editado May 2023

    Parece coeso.
  • Judas escreveu: »
    Biden e a mídia podre querem a guerra.
    Tucker Carson é o líder dos isolacionistas. Que eu saiba Trump e Desantis são isolacionistas também.
    China parece que enfiou a faca nas costas de Putin, acho que culparam a Rússia pela invasão, ao contrário do que fez o Lula...
    Se eu não me engano, foi o presidente Roosevelt que disse, num discurso, que os EUA não se envolveriam na Segunda Guerra.
    Isto porque "We are Americans!"

    No fim, teve que se envolver.
  • Judas escreveu: »
    Biden e a mídia podre querem a guerra.

    Os himars lá, meia dúzia, mostraram que os EUA e NATO terminariam essa guerra em questão de HORAS caso houvesse vontade política.

    Quem não lembra do Trump metendo Tomahawk na Síria, lá da pqp? Rússia e Assad baixaram a bola rapidinho.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Judas escreveu: »
    Biden e a mídia podre querem a guerra.
    Tucker Carson é o líder dos isolacionistas. Que eu saiba Trump e Desantis são isolacionistas também.
    China parece que enfiou a faca nas costas de Putin, acho que culparam a Rússia pela invasão, ao contrário do que fez o Lula...
    Se eu não me engano, foi o presidente Roosevelt que disse, num discurso, que os EUA não se envolveriam na Segunda Guerra.
    Isto porque "We are Americans!"

    No fim, teve que se envolver.

    Eu vi que a população era contra o envolvimento. Roosevelt queria ajudar Churchill mas não conseguiria apoio no congresso pra entrar na guerra, então só ajudava com dinheiro, logística, equipamentos...
    Aí veio Pearl Harbor e a população ficou com sede de vingança e pediu pela guerra.
    Bom, já estavam em guerra porque o Japão declarou na ocasião do ataque, a menos que eu esteja enganado.
  • editado May 2023
    Judas escreveu: »
    Aí veio Pearl Harbor e a população ficou com sede de vingança e pediu pela guerra.
    Bom, já estavam em guerra porque o Japão declarou na ocasião do ataque, a menos que eu esteja enganado.

    A versão mais difundida é que a delegação diplomática japonesa em missão de paz nos Estados Unidos tinha instruções para informar o governo americano do encerramento sem acordo das negociações uma hora antes do ataque.
    Os japoneses teriam se confundido com os fusos horários e entregado a declaração uma hora depois do ataque.
    Alguns comentaristas citam o apego deles ao Código Bushido, que determina que um Samurai não pode matar um homem dormindo, deve acordá-lo primeiro antes de matá-lo.
    Provavelmente esta versão é tão fantasiosa quanto o próprio Bushido...

    Mas a versão de que os japoneses tinham planos de formalizar o estado de hostilidade - não de guerra - com os Estados Unidos é bem consistente, pois tiraria de Roosevelt o que se tornaria sua principal arma - a mobilização do povo americano contra o Dia Marcado na Infâmia por um ataque de surpresa.
    O aviso prévio da declaração seria um poderoso argumento de propaganda para o maior objetivo japonês que era minar a autoconfiança dos americanos mostrando sua impotência ante um ataque previamente avisado, mesmo que implicitamente.

    Sobre esta hora a mais ou a menos, há quem diga que a História teria sido diferente se a Base Naval soubesse que os japoneses estavam a caminho.
    Analistas militares são muito detalhistas em descrever que o máximo que o comando de Pearl Harbor poderia fazer em 01 hora era evacuar os navios para minimizar o número de baixas, o que teria salvo mais de mil tripulantes do USS Arizona e outros tantos.

    De resto a História nos conta um dos maiores deu que no deu de todos os tempos.
    Fico imaginando a reunião do alto comando da Marinha Imperial Japonesa que decidiu pelo ataque e todos aqueles oficiais gritando É, isto aí!!!!, Vamos chutar as bundas brancas deles!!! Mil anos de vida para o Imperador!!! prá menos de 04 anos depois, Cabum!!!, duas vezes e fim.
  • Mas avisariam que estavam indo atacar Pearl Harbor ou que estavam "de mal" do americanos?
    Digo, se os EUA soubessem que o Japão poderia os atacar seria óbvio pra eles que o alvo seria Pearl Harbor?
    Eu vi em algum documentário que gente do alto comando americano avisou da vulnerabilidade da ilha ou da hipótese dela ser atacada.
  • editado May 2023
    Judas escreveu: »
    Mas avisariam que estavam indo atacar Pearl Harbor ou que estavam "de mal" do americanos?
    Digo, se os EUA soubessem que o Japão poderia os atacar seria óbvio pra eles que o alvo seria Pearl Harbor?
    Eu vi em algum documentário que gente do alto comando americano avisou da vulnerabilidade da ilha ou da hipótese dela ser atacada.
    Ao que consta, já se sabia do ataque com antecedência devido a mensagens captadas e decifradas, mas ninguém levou a sério.
  • editado May 2023
    Judas escreveu: »
    Mas avisariam que estavam indo atacar Pearl Harbor ou que estavam "de mal" do americanos?
    No filme Chuva Negra, com o Michael Douglas, a protagonista feminina diz que mora no Japão há anos e não consegue ler as manchetes do jornais, porque para os japoneses "sim quer dizer não e talvez quer dizer nunca".
    Na diplomacia japonesa era a mesma coisa.
    Conforme algumas descrições, o comunicado de encerramento das negociações era um enrolado macarrônico de firulas que mesmo se lido antes do ataque, o Departamento de Estado teria se perguntado "WTF estes japs estão querendo dizer?".
    Digo, se os EUA soubessem que o Japão poderia os atacar seria óbvio pra eles que o alvo seria Pearl Harbor?
    Eu vi em algum documentário que gente do alto comando americano avisou da vulnerabilidade da ilha ou da hipótese dela ser atacada.

    Assim como avisaram o alto comando francês sobre a vulnerabilidade das Ardenas e da hipótese de ela ser atacada.
    É sempre bom ser cauteloso quando julgamos os fatos após terem acontecido.
    Mesmo com todos os indícios, um ataque a Pearl Harbor era ousado demais para acreditarem de pronto que aconteceria.
    Depois que aconteceu sabemos que nem foi tão difícil assim pros japoneses, mas isto porque passaram meses planejando detalhadamente e deram uma baita de uma sorte.
    Nos exercícios "What If..." frequentemente se especula como seria a Guerra no Pacífico se em Pearl os japoneses tivessem destruído os porta aviões americanos, os depósitos de combustível, os estaleiros e a base de submarinos, o que dava muito bem para terem feito.
    Outro What If seria uma Batalha de Midway antecipada, com os americanos descobrindo o plano em tempo e posicionando seus porta aviões de modo a cercar e destruir a frota japonesa.

    Por estas e outras que este assunto é tão fascinante para quem se interessa por ele.
  • "são apenas fotos"
  • Um comentarista na TV5 francesa sobre a anunciada tomada de Bakhmut pelos mercenários do Grupo Wagner:
    - A cidade tem valor simbólico para os dois lados, mas não estratégico ou econômico.
    - Quem está com pressa que a contraofensiva comece são os ocidentais. Os ucranianos vão levar o tempo que for preciso.
    - Os ucranianos prezam a vida de seus soldados, ao contrário da Rússia que, tradicionalmente, usa os seus como bucha de canhão. Na Segunda Guerra, por exemplo, morria um milhão e eles mandavam mais um milhão para morrer também.
  • Putin e líder do Grupo Wagner se acusam mutuamente de agressão.
    Grupo Wagner diz que russos bombardearam suas tropas.
    Putin diz que recebeu "uma facada nas costas".
    Espero que se destruam um ao outro.
    Putin chama rebelião de mercenários de 'facada nas costas' e promete punir traidores

    Grupo Wagner era aliado do presidente russo e contribuiu para a conquistas de territórios da Ucrânia. Putin se pronunciou pela primeira vez após organização tomar instalações militares em cidades da Rússia.

    Por Vivian Souza e Wesley Bischoff, g1 — São Paulo 24/06/2023


    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou a rebelião de membros do Grupo Wagner como "facada nas costas" e prometeu punir quem trair as Forças Armadas. Putin fez um pronunciamento à nação neste sábado (24).

    O discurso de Putin aconteceu horas depois de o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmar que quer depor o comando militar da Rússia e tomar o controle de instalações militares de duas cidades russas.

    Entenda o caso

    - Yevgeny Prigozhin, o chefe do grupo, entrou abertamente em campanha para destituir o ministro de Defesa da Rússia nesta sexta-feira (23). O grupo luta ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia.

    - Prigozhin acusou o próprio Ministério de Defesa da Rússia de atacar acampamentos da organização e prometeu retaliação.
    O Ministério da Defesa emitiu rapidamente um comunicado no qual afirma que as acusações de Prigozhin "não correspondem à realidade e são uma provocação informativa".

    - A segurança de Moscou foi reforçada após a movimentação nas ruas aumentar e o prefeito da capital russa, Sergei Sobyanin, declarou que estão sendo tomadas medidas antiterroristas.

    - Em um vídeo divulgado neste sábado, Prigozhin disse que todos as sedes militares da Rússia em Rostov-on-Don estão sob controle do Grupo Wagner.
    A agência Reuters afirmou que instalações militares de Voronezh, a 500 km de Moscou, também foram tomadas pelo grupo.
    https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/06/24/pronunciamento-putin-grupo-wagner.ghtml
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Putin e líder do Grupo Wagner se acusam mutuamente de agressão.
    Grupo Wagner diz que russos bombardearam suas tropas.
    Putin diz que recebeu "uma facada nas costas".
    Espero que se destruam um ao outro.

    O risco é o Prigozhin ganhar e o mundo descobrir que o Putin era o “moderado” nessa história toda.
  • editado June 2023
    E difícil saber o que se passa mas acabei de ouvir na CNN que o plano de Prigozhin é tomar Moscou. Segundo o próprio seu efetivo é de 25 mil homens.
    A Operação Barbarossa usou mais de 3 milhões de soldados, enormes quantidades de máquinas de guerra e fracassou no mesmo objetivo.
    Supondo que nenhum dos envolvidos saiba menos do que eu sei sobre o tema só posso achar que tem muito a ser explicado nesta história.
  • @Encosto.
    Se hoje fosse dia útil teria sido um tudo ou nada na especulação.
    Bom, ainda não acabou, né? Segunda feiro isso pode interferir nas bolsas.
  • Que loucura eles iam mas não foram.
Esta discussão está fechada.