O ENCOSTO

"O Encosto" é uma crença popular encontrada em algumas culturas e tradições, especialmente nas religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda. Refere-se a uma entidade espiritual, muitas vezes descrita como um espírito desencarnado ou uma energia negativa que supostamente pode se apegar a uma pessoa e causar problemas ou influenciar negativamente sua vida.

De acordo com a crença, "O Encosto" pode ser resultado de diversos fatores, como a inveja, o olho gordo, a má sorte, a magia negra ou outros eventos espirituais ou energéticos. Acredita-se que "O Encosto" possa causar doenças, perturbações emocionais, azar, má sorte nos negócios ou em outros aspectos da vida da pessoa afetada.

Em algumas práticas religiosas afro-brasileiras, acredita-se que "O Encosto" possa ser identificado e tratado por meio de rituais específicos, como sessões de limpeza espiritual, trabalhos de desobsessão, ou oferendas aos ancestrais ou aos orixás, que são divindades veneradas nessas religiões. Esses rituais são realizados por líderes religiosos, como sacerdotes, sacerdotisas, médiuns ou outros praticantes experientes.

No entanto, é importante notar que a crença em "O Encosto" é uma questão de fé e não é cientificamente comprovada. É considerada uma parte do folclore e das crenças populares em algumas culturas, e pode variar em suas interpretações e práticas em diferentes regiões e comunidades. Como acontece com qualquer crença ou prática espiritual, é importante respeitar a diversidade de crenças e abordagens culturais em relação a "O Encosto" e outras crenças similares.

Comentários

  • Acauã Guajajara, também conhecido como Paulo Paulino Guajajara, foi um líder indígena brasileiro da etnia Guajajara, que habitava a Terra Indígena Arariboia, localizada no estado do Maranhão, na região Nordeste do Brasil. Ele ficou conhecido por seu trabalho na proteção da floresta Amazônica e dos direitos dos povos indígenas.

    Acauã Guajajara era conhecido por ser um "guardião da floresta", atuando como um defensor do meio ambiente e dos territórios indígenas contra atividades ilegais, como a extração ilegal de madeira e a invasão de terras indígenas por grileiros, madeireiros e outros invasores. Ele trabalhava em conjunto com outros líderes indígenas e organizações da sociedade civil para denunciar e combater essas atividades, lutando pela preservação das terras indígenas e pela proteção dos modos de vida tradicionais das comunidades indígenas.

    Infelizmente, Acauã Guajajara foi assassinado em 2019 em uma emboscada enquanto estava em uma missão de vigilância na floresta. Sua morte trouxe destaque para a violência e ameaças enfrentadas pelos povos indígenas e defensores do meio ambiente na Amazônia brasileira, que muitas vezes enfrentam riscos significativos por seu trabalho na proteção da floresta e de seus territórios.

    Acauã Guajajara é lembrado como um líder indígena corajoso e dedicado à proteção do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas no Brasil, e seu legado continua a inspirar outros a lutarem pela justiça social e pela preservação da natureza.
  • Espiritismo é levado a sério for do Brasil?
    O Espiritismo, também conhecido como Doutrina Espírita, é uma crença que tem uma presença significativa em alguns países além do Brasil, mas é mais difundido e praticado no Brasil, onde tem uma grande base de seguidores e é levado a sério por muitas pessoas.

    No Brasil, o Espiritismo é uma das religiões mais populares e tem uma presença significativa na sociedade, com muitos centros espíritas, casas espíritas e organizações espíritas em todo o país. O Espiritismo no Brasil é praticado em várias formas, incluindo estudos doutrinários, palestras, práticas mediúnicas, passes (uma forma de tratamento espiritual) e atividades assistenciais, com uma comunidade ativa e engajada de praticantes.

    O Espiritismo também tem uma influência considerável na cultura brasileira, com muitos escritores, artistas, filósofos e intelectuais do Brasil sendo influenciados pelos princípios e ensinamentos espíritas. Além disso, a Federação Espírita Brasileira (FEB) é uma das maiores organizações espíritas do mundo, com uma longa história de promoção e divulgação do Espiritismo no Brasil e internacionalmente.

    No entanto, é importante notar que a percepção e a prática do Espiritismo podem variar entre os indivíduos e comunidades, e nem todos os brasileiros levam o Espiritismo a sério ou praticam essa crença. Assim como em outras religiões e crenças, a intensidade e a seriedade da prática do Espiritismo podem variar amplamente de pessoa para pessoa e de comunidade para comunidade. É sempre importante respeitar as crenças e práticas religiosas dos outros, independentemente de concordar ou não com elas.
  • Materializações são fenomenos cientificamente comprovados?
    No campo da ciência, o termo "materializações" geralmente se refere à suposta manifestação física de objetos ou seres do plano espiritual, como parte das crenças espíritas e do espiritualismo. Esses fenômenos são controversos e não foram cientificamente comprovados de forma consistente.

    Embora existam relatos e registros históricos de alegadas materializações em sessões espíritas e outras práticas espiritualistas, esses fenômenos são considerados altamente controversos e frequentemente enfrentam ceticismo e críticas por parte da comunidade científica e outros investigadores.

    No entanto, é importante notar que a ciência é baseada em evidências empíricas e requer rigorosos métodos científicos para a investigação e comprovação de fenômenos. Até o momento, não há evidências científicas sólidas e amplamente aceitas que comprovem a ocorrência de materializações ou outros fenômenos paranormais relacionados.

    É importante ter uma abordagem cética e baseada em evidências quando se trata de fenômenos alegadamente sobrenaturais ou paranormais, e buscar informações e evidências de fontes confiáveis e verificáveis. A ciência continua a investigar e a buscar explicações para fenômenos inexplicáveis, mas, até o momento, materializações e outros fenômenos similares não foram cientificamente estabelecidos como fatos comprovados.
  • Acauan Guajajara e Sonia Guajajara são parentes?

    Acauan Guajajara e Sonia Guajajara são ambos membros da etnia Guajajara, que é uma das maiores etnias indígenas do Brasil, localizada principalmente no estado do Maranhão. No entanto, não há informações disponíveis que confirmem se eles são parentes ou possuem algum parentesco específico.

    Acauan Guajajara é conhecido como um líder indígena e ativista dos direitos indígenas, que tem defendido a proteção do território e dos direitos dos povos indígenas, incluindo a denúncia de invasões em terras indígenas na região amazônica.

    Sonia Guajajara é outra líder indígena conhecida, que é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), uma organização que representa diversos povos indígenas do país. Ela também é uma defensora dos direitos indígenas, incluindo questões relacionadas à terra, meio ambiente, cultura e saúde.

    Embora ambos sejam ativistas indígenas conhecidos, não há informações disponíveis que confirmem se eles são parentes ou têm algum tipo de parentesco específico. As relações familiares entre os povos indígenas podem ser complexas e variadas, e a falta de informações disponíveis impede a confirmação de um eventual parentesco entre Acauan Guajajara e Sonia Guajajara.
  • Chat gpt.
  • Me dei conta desde logo: "O Encosto".
    É um (espírito) "encosto".
    Vovó sempre temia encostos.
  • tambem existe encosto vivos !
  • Gorducho escreveu: »
    Me dei conta desde logo: "O Encosto".
    É um (espírito) "encosto".
    Vovó sempre temia encostos.

    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo. Ele sempre cita os tais "encostos" nas suas sessões de sugar dinheiros dos incautos dentro de seus "templos" de lavagem cerebral.
    Quando eu penso na palavra me vem na cabeça a voz do Macedo dizendo "encoixto"
  • Creio que existem espíritos doentes que por onde passam perturbam o ambiente e quando acham uma vitima para se encostar a contamina com pensamentos perturbados, ruins, negativos depressivos.
    E quanto maior for afinidade de pensamentos entre o encosto e a pessoa viva ,maior será a ruina da pessoa .
    veja que isto vem desde os tempos biblicos:

    E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
    E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
    Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavamno preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
    E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
    E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.

    Lucas 8:27-31

    E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
    E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
    E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
    E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
    E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
    E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
    E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
    Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
    E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
    E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

    Marcos 9:19-29
  • editado April 2023
    Sr. Judas escreveu: »
    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo.
    Vovó materna, que introduziu o Espiritismo em casa, sempre falava em e temia encostos.
    Anos '60; e ela já falaria neles antes claro.

  • editado April 2023
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    Creio que existem espíritos doentes que por onde passam perturbam o ambiente e quando acham uma vitima para se encostar a contamina com pensamentos perturbados, ruins, negativos depressivos.
    E quanto maior for afinidade de pensamentos entre o encosto e a pessoa viva ,maior será a ruina da pessoa.
    EXATAMENTE isso Sr. CRIATURO👍
    Podem ser espíritos maus agindo conscientemente; ou atrasados, ignorantes que andem vagando pela crosta.

  • Gorducho escreveu: »
    Sr. Judas escreveu: »
    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo.
    Vovó materna, que introduziu o Espiritismo em casa, sempre falava em e temia encostos.
    Anos '60; e ela já falaria neles antes claro.

    Sim, já existia antes. Só que só fui tomar conhecimento do termo pelo Edir Macedo e isso nos anos 90.
  • editado April 2023
    ENCOSTO escreveu: »
    Acauan Guajajara e Sonia Guajajara são parentes?

    Uma característica hereditária que permite diferenciar um Guajajara legítimo de alguém que simplesmente adotou este nome é que todos os verdadeiros membros desta tribo somos bonitões.
  • editado April 2023
    Judas escreveu: »
    Gorducho escreveu: »
    Sr. Judas escreveu: »
    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo.
    Vovó materna, que introduziu o Espiritismo em casa, sempre falava em e temia encostos.
    Anos '60; e ela já falaria neles antes claro.

    Sim, já existia antes. Só que só fui tomar conhecimento do termo pelo Edir Macedo e isso nos anos 90.

    Se bem que, atualmente, o Edir Macedo tenta se ligar ao judaísmo, talvez tentando pegar uma classe média menos sofisticada.
  • Judas escreveu: »
    Gorducho escreveu: »
    Sr. Judas escreveu: »
    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo.
    Vovó materna, que introduziu o Espiritismo em casa, sempre falava em e temia encostos.
    Anos '60; e ela já falaria neles antes claro.

    Sim, já existia antes. Só que só fui tomar conhecimento do termo pelo Edir Macedo e isso nos anos 90.

    Acho que isso também foi mais difundido por causa da Umbanda também, o espiritismo se apropriou disso por conta do Zelio de Moraes.
  • Volpiceli escreveu: »
    Judas escreveu: »
    Gorducho escreveu: »
    Sr. Judas escreveu: »
    Pra mim isso foi criado pelo Edir Macedo.
    Vovó materna, que introduziu o Espiritismo em casa, sempre falava em e temia encostos.
    Anos '60; e ela já falaria neles antes claro.

    Sim, já existia antes. Só que só fui tomar conhecimento do termo pelo Edir Macedo e isso nos anos 90.

    Se bem que, atualmente, o Edir Macedo tenta se ligar ao judaísmo, talvez tentando pegar uma classe média menos sofisticada.
    O Edir Macedo apareceu fantasiado de Judeu há um bom tempo, até discutimos por aqui. Lembro do @Acauan ter dito ao ver a cena que pela primeira vez na nossa história ele não sabia o que falar kkkk.
    Macedo é um marketeiro. Pega aspectos populares, folclóricos e religiosos e integra à sua máquina de enganar.
  • Acauan escreveu: »
    ENCOSTO escreveu: »
    Acauan Guajajara e Sonia Guajajara são parentes?

    Uma característica hereditária que permite diferenciar um Guajajara legítimo de alguém que simplesmente adotou este nome é que todos os verdadeiros membros desta tribo somos bonitões.

    =)
  • Acauan escreveu: »
    ENCOSTO escreveu: »
    Acauan Guajajara e Sonia Guajajara são parentes?

    Uma característica hereditária que permite diferenciar um Guajajara legítimo de alguém que simplesmente adotou este nome é que todos os verdadeiros membros desta tribo somos bonitões.

    Neste caso fica difícil.
    Além da Sonia ser um jarrão enorme e ter cara de traveco ela ainda abre a boca e fala.
    Qualquer pessoa fica 60% menos atraente quando diz certas palavras e expressões como, lgbt, Justiça social, Lula, genocida, vacina boa é vacina no braço, Paulo Freire...
  • Judas escreveu: »
    Além da Sonia ser um jarrão enorme e ter cara de traveco ela ainda abre a boca e fala.

    Nas nossas festas de família ela nunca foi convidada.

  • Aqueles que a esquerda dota para si como representantes das minorias nem sempre são as voz das mesmas. Vide cacique serere.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.