Assassinatos por arma de fogo por 100.000 habitantes em vários países - Tire as suas conclusões

Comentários

  • O Congo tem proporcionalmente menos assassinatos que o Canadá...
    Sei...
  • Acauan escreveu: »
    O Congo tem proporcionalmente menos assassinatos que o Canadá...
    Sei...
    Pelo que eu tenho ouvido o Canadá piorou nesses últimos anos, mas não é para tanto.

  • No Congo a classe pobre não tem fácil acesso às armas de fogo.
  • patolino escreveu: »
    No Congo a classe pobre não tem fácil acesso às armas de fogo.

    O Congo passou por vários períodos de guerrilhas internas nas quais senhores da guerra disputavam território, inclusive para exploração dos chamados Diamantes de Conflito (ou diamantes de sangue, como foi popularizado no filme).
    Neste ambiente, conseguir uma arma de fogo é coisa bem menos ortodoxa do que em sociedades com instituições consolidadas, onde a legislação, os requisitos da prestação de contas às autoridades e o custo benefício da arma define a profileração.
  • editado March 2023
    Acauan escreveu: »
    patolino escreveu: »
    No Congo a classe pobre não tem fácil acesso às armas de fogo.

    O Congo passou por vários períodos de guerrilhas internas nas quais senhores da guerra disputavam território, inclusive para exploração dos chamados Diamantes de Conflito (ou diamantes de sangue, como foi popularizado no filme).
    Neste ambiente, conseguir uma arma de fogo é coisa bem menos ortodoxa do que em sociedades com instituições consolidadas, onde a legislação, os requisitos da prestação de contas às autoridades e o custo benefício da arma define a profileração.

    E complementando, nos Estados Unidos é muito mais fácil alguém pobre comprar uma arma de fogo que no Brasil e mesmo assim o painel do caput, por duvidoso que seja, aponta que o índice de homicídios daqui é mais de 5 vezes o de lá.
  • editado March 2023
    E, já que tamos aqui, o mapa da abertura não cita fontes, o que permite desconfiar que seja apenas propaganda desarmamentista, promovida pela turma de sempre.
  • Acauan escreveu: »
    E, já que tamos aqui, o mapa da abertura não cita fontes, o que permite desconfiar que seja apenas propaganda desarmamentista, promovida pela turma de sempre.

    Também não me parece ser o caso, nesse índice a Venezuela é mostrada como um país campeão de mortes com armas de fogo e a Venezuela é um dos países com leis desarmamentistas mais rígidas do mundo em relação às armas legais da população que não aceita procurar armas ilegalmente e que é a atingida por essas leis e aliais o Brasil também, em que continua o estatuto do desarmamento que só foi aliviado um pouquinho de nada pelos decretos do Bolsonaro e ainda menos pelas diminuições de ítens deles pelo SBT e ainda assim com o aumento das armas legais de 800.000 para 1.500.000 os homicídios e a maioria dos crimes graves diminuíram em 30% no governo Bolsonaro (isso e mais parar de dar dinheiro para certas ONG´s loucas e aumentar o dinheiro para a polícia com o dinheiro que era (e voltou a ser agora!) na melhor das hipótese desperdiçado com o dinheiro que era (e que agora voltou a ser!) dado para essas ONG´s loucas com a subsequente diminuição de dinheiro dado para a polícia e na pior das hipóteses eram (e agora voltaram a ser!) dinheiro público dado para os bandidos hediondos (agora os homicídios no Rio de Janeiro por exemplo, já aumentaram em janeiro e fevereiro em 12% em comparação com o ano passado), felizmente há bastante autonomia dos estados para fazerem medidas que neutralizem em certa proporção essas coisas, e em São Paulo isso não está ocorrendo e até segundo a Revista oeste de hoje, os roubos diminuíram em uns 20% nesses dois meses de governo do Tarcísio de Freitas e a proporção de presos aumentou.
    Por outro lado, esse índice está mostrando o Paraguai e Uruguai como países com bem baixa quantidade de homicídios com armas de fogo, e esses dois países são os dois países da América Latina com mais armas de fogos legais na população que não aceita procurar armas ilegalmente e ao mesmo tempo tem mais ao menos as mesmas condições sociais dos estados brasileiros vizinhos.
    No entanto realmente me parece que os países africanos e do oriente médio, eles próprios não dão estatísticas confiáveis nem facilitam que outros procurem estatísticas informais, mas isso não é necessariamente culpa de quem fez essa tabela.
  • LaraAS escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    E, já que tamos aqui, o mapa da abertura não cita fontes, o que permite desconfiar que seja apenas propaganda desarmamentista, promovida pela turma de sempre.

    Também não me parece ser o caso, nesse índice a Venezuela é mostrada como um país campeão de mortes com armas de fogo e a Venezuela é um dos países com leis desarmamentistas mais rígidas do mundo em relação às armas legais da população que não aceita procurar armas ilegalmente ...

    Fui checar os rankings internacionais de taxas de homicídio/ população, que variam conforme a época e as instituições que levantam os números.
    Entre as que parecem ter alguma confiabilidade a posição do Brasil varia entre 15° e 20° lugar, nada honroso mas bem melhor que as taxas do México e África do Sul, pouco melhor que a Colômbia.

    Os números do mapa do caput não tem pé nem cabeça e talvez seja mais uma associação implícita entre Bolsonarismo, armamentismo e homicídios para influenciar negativamente a opinião pública, sendo que, como citado, os homicídios caíram durante o governo anterior.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.