Saindo da Bolha: Como se dá o Ataque ao Elo Mais Fraco da Sociedade?

Escute o Podcast e depois comentem:

Comentários

  • Essa historia da menina de 12 anos é muito absurda.
    Faz tempo que eu entendi que o marxismo cultural se trata de uma religião, é de fato a religião dominante em muitos setores de poder, nas artes e na academia.

    O cristianismo no ocidente é oficialmente a religião dominante, mas as interpretações literais mais perniciosas que se poderia tirar disso já foram em grande parte neutralizadas ao mesmo tempo em que ocorreu a separação entre estado e igreja.
    Também não se mistura mais cristianismo com ciência nos meios educacionais, por exemplo, as escolas não ensinam o design inteligente como se fosse uma teoria cientifica plausível concorrente da teoria da evolução.

    Já o marxismo está impregnado na politica, nas artes e na academia de um modo geral. Não existe separação entre estado e marxismo e o marxismo é a corrente dominante em diversas areas cientificas, ainda que seja somente uma religião humanista.

    Essa religião humanista se tornou dominantes nos meios de poder e é vista como uma verdade incontestável, nem mesmo é percebida como uma forma de religião pelos seus membros fanáticos.
    De fato essa religião já se repartiu em múltiplas seitas que vão desde os comunistas clássicos aos veganos de cabelo azul.

    O resultado é essa distopia moderna que chegou num nível de delírio que até pouco tempo seria impossível imaginar, com discussões sobre o que é uma mulher, se obesidade mórbida é bonito e se crianças de 6 anos podem escolher o próprio sexo.
    Nós vivemos o que eu só posso descrever como sendo uma verdadeira era das trevas industrializada.
  • O negócio é que se caminhou para ideologia, e isso envolva o escopo racional. As pessoas tendem a dar mais crédito a isto por não ser algo puramente devocional ou místico.
  • Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?
  • A parte cultura marxista é muito importante, por ser um ponto de descontinuidade na comunicação das pessoas. Uns ficam dizendo que X vive numa ideologia religiosa (indefinida).

    Sem uma correcta definição, jamais poderão opor-se a uma ideia abstracta e sujeita a mudança continua de significado.
  • PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?

    Aquele teu topico Cultura Progressista você tava bostejando sobre isso e agora tu diz que não sabe. Você sofre de alguma anomalia encefálica?
  • editado February 2023
    Percival escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?

    Aquele teu topico Cultura Progressista você tava bostejando sobre isso e agora tu diz que não sabe. Você sofre de alguma anomalia encefálica?

    Vc é demasiado agressivo, isso o impede de reflectir com profundidade.

    O ponto aqui não é o que eu sei ou não sei, nem o que eu acredito ou não acredito, muito menos o que considero adequado.
    O relevante é levar a perceber que as pessoas não podem dar conta de algo que não sabem que existe, nem entendem (por ausência de definição, para mais em contaponto a uma alteridade).

    Das duas uma, vc não sabe responder ou desconhece a dificuldade de combater uma ideologia que não tem uma definição clarificada.

    Para poder continuar o assunto (ou retomar), por vezes, necessita-se voltar ao básico - pensar os conceitos, para melhor entender como pensam as pessoas.


    Nota: NadaSei referiu a cultura marxista como uma religião que as pessoas nem sabem que existe (enquanto religião).
    Considerei muito adequado, este regresso ao pensamento mais básico, compreender o que é a "doença" (este último termo já é meu).
  • Sr. PugII escreveu: »
    NadaSei referiu a cultura marxista como uma religião que as pessoas nem sabem que existe (enquanto religião).
    Está a confundir cultura marxista com Marxismo Cultural, Sr. PugII.

  • editado February 2023
    PugII escreveu: »
    Percival escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?

    Aquele teu topico Cultura Progressista você tava bostejando sobre isso e agora tu diz que não sabe. Você sofre de alguma anomalia encefálica?

    Vc é demasiado agressivo, isso o impede de reflectir com profundidade.

    O ponto aqui não é o que eu sei ou não sei, nem o que eu acredito ou não acredito, muito menos o que considero adequado.
    O relevante é levar a perceber que as pessoas não podem dar conta de algo que não sabem que existe, nem entendem (por ausência de definição, para mais em contaponto a uma alteridade).

    Das duas uma, vc não sabe responder ou desconhece a dificuldade de combater uma ideologia que não tem uma definição clarificada.

    Para poder continuar o assunto (ou retomar), por vezes, necessita-se voltar ao básico - pensar os conceitos, para melhor entender como pensam as pessoas.


    Nota: NadaSei referiu a cultura marxista como uma religião que as pessoas nem sabem que existe (enquanto religião).
    Considerei muito adequado, este regresso ao pensamento mais básico, compreender o que é a "doença" (este último termo já é meu).

    Velho você burocratiza aquilo que não tem como burocratizar. O problema cognitivo não é meu.
  • PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?
    Segue algumas Aulas do Professor Olavo de Carvalho


  • NadaSei escreveu: »
    Essa religião humanista se tornou dominantes nos meios de poder e é vista como uma verdade incontestável, nem mesmo é percebida como uma forma de religião pelos seus membros fanáticos.
    De fato essa religião já se repartiu em múltiplas seitas que vão desde os comunistas clássicos aos veganos de cabelo azul.

    Você praticamente citou o subtítulo de O Jardim das Aflições: De Epicuro à ressurreição de César: ensaio sobre o Materialismo e a Religião Civil.
  • editado February 2023
    PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?
    O marxismo enquanto seita tem seu livro sagrado: O Capital.
    Ele assim como a bíblia, dificilmente é lido pelos seus fieis, e, quanto lido, em geral é mal interpretado.
    Eu tenho um tia que foi freira por 30 anos e que me confessou nunca ter lido a bíblia por inteiro, apenas o novo testamente e alguns salmos.

    Eu acredito que isso é até mais verdade hoje em dia para o Marxismo do que para o Cristianismo, muito embora no passado o mero analfabetismo de 99% da população já garantisse que no cristianismo poucos realmente conhecessem a bíblia.

    Como então uma religião ganha forma?
    Na pregação de seus mais fieis proselitistas, nas instituições que eles comandam e na forma como as ideias destes ficam impregnadas na cultura.

    Eu mesmo cresci sem frequentar igrejas ou fazer parte de agremiações marxistas de qualquer tipo, mas cresci com a influencia cultural tanto do cristianismo quanto do marxismo.
    Eu cresci achando que o "lucro" era uma forma de "pecado", porque culturalmente sendo parte de uma cultura "cristã marxista" tenho desde criança a noção do que seria um "pecado" assim como a de que o "lucro capitalista" seria um bom exemplo disso.

    Então ainda que eu não fosse exatamente um cristão ou um marxista por não frequentar igrejas ou grêmios estudantis e sindicatos, minhas ideias e moralidade foram sendo formadas na cultura brasileira em que cresci de modo a herdar as ideias e a moralidade de ambas as fontes, a tal ponto que mesmo tendo um pai empresario, eu era anticapitalista por padrão.

    Até aqui estamos falando só da cultura, mas ao ficar mais velhos é que muitas das pessoas que antes não tinha uma religião da qual fossem "praticantes" muitas vezes acabam entrando em uma.

    Do ponto de vista do marxismo é o cara que vira vegano, a menina que entra para um grupo feminista, o cara que entra para uma ONG de meio ambiente, para um centro estudantil na universidade ou para um sindicato.
    O marxismo tem muitas "igrejas" de diversas "seitas" espalhadas na sociedade.

    São diversas instituições organizadas cada uma com uma "interpretação" do marxismo, mas todas fundamentalmente impregnadas das ideias marxistas.

    Então existe o "marxista não praticante" como eu era e existe aquele que entra de fato para alguma seita através de um desses movimentos e organizações.

    Pior, existe aquele que SE FORMA EM TEOLOGIA MARXISTA, quando faz algum curso no Brasil como "sociologia". Sendo que aqui o caso piora com o fato do marxismo ter se impregnado em diversas areas, como historia, geografia e em certa dose até mesmo na psicologia.

    Meu primo fez musica na USP e mesmo ali o professor falava sobre marxismo.
    Então mesmo quando você procura outras areas acaba sendo parcialmente "catequizado" em marxismo.

    A religião quando é culturalmente dominante acaba sendo um fenômeno amplo.
  • Percival escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?

    Aquele teu topico Cultura Progressista você tava bostejando sobre isso e agora tu diz que não sabe. Você sofre de alguma anomalia encefálica?

    A pergunta do Pug é legitima.
    Eu sei que as vezes a gente cansa de certos debatedores com quem já batemos cabeça antes, mas é sempre bom responder a perguntas legitimas e questionamentos que vira e mexe aparecem quando o assunto é marxismo cultura, em especial quando eu fui além e descrevi o marxismo como um movimento religioso.
  • NadaSei escreveu: »
    Percival escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Niilismo. Relativismo. Cepticismo.

    Não entendo isso de cultura marxista. Se alguém souber explicar, gostaria aprender acerca do que se quererá dizer quando se fala em cultura marxista?

    Aquele teu topico Cultura Progressista você tava bostejando sobre isso e agora tu diz que não sabe. Você sofre de alguma anomalia encefálica?

    A pergunta do Pug é legitima.
    Eu sei que as vezes a gente cansa de certos debatedores com quem já batemos cabeça antes, mas é sempre bom responder a perguntas legitimas e questionamentos que vira e mexe aparecem quando o assunto é marxismo cultura, em especial quando eu fui além e descrevi o marxismo como um movimento religioso.

    Isso eu sei, mas o que ele tinha esboçado e um tópico dele respondia a própria indagação.


  • Passei uns links de algumas Aulas do Professor Olavo de Carvalho. Ele vai assistir.
  • ENCOSTO escreveu: »

    Passei uns links de algumas Aulas do Professor Olavo de Carvalho. Ele vai assistir.

    Vai msm?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.