O QUE É A ARTE

editado February 2023 em Religião é veneno
Arte é a atividade criativa que expressa em elevado grau, a noção da estética, da emoção e do prazer.

Até o século XX era consensual considerar-se como sendo seis, as artes universais: a Música, a Pintura, a Literatura, a Dança, a Escultura e a Arquitetura. A partir do século XX passou-se a considerar o Cinema como a sétima arte.
Mas reconhece-se como arte, também, o Canto, o Teatro, a Oratória e outras tantas subdivisões das sete primeiras, tais como, a Poesia, que seria uma manifestação da Literatura, o Artesanato em sentido amplo, que estaria entre a pintura, a escultura e a arquitetura.

Dando tratos a imaginação encontraríamos dezenas de outras subdivisões, tanto que muitos acreditam que a Jardinagem mereceria estar entre as sete primeiras. Há também os defensores da Fotografia... enfim, toda manifestação cultural que exija algum tipo de dom especial e menos comum poderia estar incluída entre as grandes artes.

Haveria, no entanto, uma maneira de se definir com absoluta rigidez e certeza, quais seriam as artes fundamentais e, aí sim, das quais todas adviriam?

Afinal, quais são as manifestações artísticas que existem desde o surgimento do homem na Terra?
O Homem das Cavernas escrevia suas histórias e aventuras através de pictografia própria, pintava, até em cores, e as tribos nômades dos séculos antigos, em seus rituais cantavam e dançavam, com graça, arte e emoção.
Teremos então, como originais, as cinco artes ancestrais:
a Música instrumental que acompanhava cantos e rituais com apitos, tambores e chocalhos; o Canto, propriamente dito; a Pintura, a Literatura, e a Dança.

Em resumo, exceto pela caça, a pesca e a guerra(*), teríamos encontrado na ocupação diária e habitual dos nossos antepassados, o berço de todas as artes dos nossos dias?

A guerra alcançou, em certa época, o foro de arte. Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a famosa obra “A Arte da Guerra
«13

Comentários

  • Afinal, quais são as manifestações artísticas que existem desde o surgimento do homem na Terra? A Arte da Guerra é um antigo tratado militar chinês que data do fim do período das Primaveras e Outonos. A obra, que é atribuída ao antigo estrategista militar chinês
    Aí é no sentido de Arts & Métiers.

  • Gorducho escreveu: »
    Afinal, quais são as manifestações artísticas que existem desde o surgimento do homem na Terra? A Arte da Guerra é um antigo tratado militar chinês que data do fim do período das Primaveras e Outonos. A obra, que é atribuída ao antigo estrategista militar chinês
    Aí é no sentido de Arts & Métiers.

    Sim, claro. Mas o autor entendeu que havia um quê de arte no seu ofício.

    Você, nas suas postagens, foge do comum, do habitual, empregando caracteres e expressões que têm lá seu charming, as pessoas admiram e comentam... É a sua arte.
  • uma das artes que requer muito talento quiça nato fazer politica, não é nada fácil conseguir convencer os outros que fazerem a sua vontade será
    o melhor para elas! =)
  • editado January 2023
    Sim, claro. Mas o autor entendeu que havia um quê de arte no seu ofício.
    Você, nas suas postagens, foge do comum, do habitual, empregando caracteres e expressões que têm lá seu charming, as pessoas admiram e comentam... É a sua arte.
    Bien sûr !
    Mas tenha em 🧠 que "artes" ≠
    arts & métiers!
    a proposição P/debate do Colega é absolutamente interessante!
  • editado January 2023
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    uma das artes que requer muito talento quiça nato fazer politica, não é nada fácil conseguir convencer os outros que fazerem a sua vontade será
    o melhor para elas! =)
    👍
    Mas não é "Arte" no sentido proposto pelo Colega patolino 👎 Que é "Artes" no sentido d'aquilo que é agradável às nossas percepções sem utilitarismos.
    Claro que Política é arte prática no sentido de Arts & Métiers 😁

  • editado January 2023
    Gorducho escreveu: »
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    uma das artes que requer muito talento quiça nato fazer politica, não é nada fácil conseguir convencer os outros que fazerem a sua vontade será
    o melhor para elas! =)
    👍
    Mas não é "Arte" no sentido proposto pelo Colega patolino 👎 Que é "Artes" no sentido d'aquilo que é agradável às nossas percepções sem utilitarismos.
    Claro que Política é arte prática no sentido de Arts & Métiers 😁

    a arte da politica envolve perspicácia, astucia, sagacidade, manipulação, indução e comumente mentiras.
    arte para mim é o canal pelo qual a alma concentra toda sua energia e deseja compartilhar com outras almas, digamos que arte é a linguagem das almas que tentam se comunicar presas a corpos humanos .
    que lindo até me emocionei..sniff!
  • Seu Gorducho
    possuo a natural arte de conseguir irritar qualquer ser vivo!
    Duvida? ........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • editado January 2023
    Gosto da definição que arte seria tudo aquilo que fazemos sem que a nossa sobrevivência esteja envolvida.

    Fugir de um predador subindo em uma árvore não seria arte, mas mostrar a língua para ele lá de cima seria.
  • Cameron escreveu: »
    Gosto da definição que arte seria tudo aquilo que fazemos sem que a nossa sobrevivência esteja envolvida.

    Fugir de um predador subindo em uma árvore não seria arte, mas mostrar a língua para ele lá de cima seria.

    kkkkkkkkkk
    A arte do humor.
  • editado January 2023
    É muito difícil definir o que é arte.

    Na minha definição subjetiva eu só considero arte, aquilo que é feito com domínio e maestria técnica, comunica emoções e/ou ideias e que ao mesmo tempo evoca beleza.

    Mas não sou rígido nisso, um amador pode fazer "arte" de baixa qualidade e produzir um belo "artesanato". Isso só significa que existe uma graduação entre as diferentes expressões artísticas.

    Ainda assim eu creio que uma definição de arte deve incluir os elementos citados, pois eu posso ter domínio e maestria técnica na programação, matemática, no esporte e em outras atividades humanas como a guerra, sem que isso seja "arte" por não possuir os outros elementos citados, como a beleza e a comunicação.

    Já o humor e outras formas de expressão artística se enquadram nessa definição.
  • Cameron escreveu: »
    Gosto da definição que arte seria tudo aquilo que fazemos sem que a nossa sobrevivência esteja envolvida.

    Fugir de um predador subindo em uma árvore não seria arte, mas mostrar a língua para ele lá de cima seria.
    e conseguir sobreviver no Brasil com apenas um salario minimo?
    em nada adiantaria subir em cima da prateleiras do mercado e mostrar a lingua para os preços altos nem querer fazer cara feia para o caixa. =)
  • e arte de ser humano é resultado do que ou de quem?
  • NadaSei escreveu: »
    É muito difícil definir o que é arte.

    Na minha definição subjetiva eu só considero arte, aquilo que é feito com domínio e maestria técnica, comunica emoções e/ou ideias e que ao mesmo tempo evoca beleza.

    Mas não sou rígido nisso, um amador pode fazer "arte" de baixa qualidade e produzir um belo "artesanato". Isso só significa que existe uma graduação entre as diferentes expressões artísticas.

    Ainda assim eu creio que uma definição de arte deve incluir os elementos citados, pois eu posso ter domínio e maestria técnica na programação, matemática, no esporte e em outras atividades humanas como a guerra, sem que isso seja "arte" por não possuir os outros elementos citados, como a beleza e a comunicação.

    Já o humor e outras formas de expressão artística se enquadram nessa definição.

    Arte é algo que vem da estética e quanto mais aprimorada melhor. Ou refinamento de uma habilidade.
  • editado January 2023
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    digamos que arte é a linguagem das almas que tentam se comunicar presas a corpos humanos .
    👍
    O Maurice de la Châtre, amigo do Kardec, diz na enciclopédia dele que a arte compreende todas comunicações realizáveis [rapports réalisables] entre a alma e o mundo exterior.


  • CRIATURO escreveu: »
    uma das artes que requer muito talento quiça nato fazer politica, não é nada fácil conseguir convencer os outros que fazerem a sua vontade será
    o melhor para elas! =)

    Sim, certamente.
    Mas a Política talvez se enquadrasse na subdivisão de algumas das sete primeiras e dela teria surgido: a falcatrua, o malabarismo, a caricatura, o mimetismo, os fantoches/marionetes, e os ventríloquos.
  • patolino escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    uma das artes que requer muito talento quiça nato fazer politica, não é nada fácil conseguir convencer os outros que fazerem a sua vontade será
    o melhor para elas! =)

    Sim, certamente.
    Mas a Política talvez se enquadrasse na subdivisão de algumas das sete primeiras e dela teria surgido: a falcatrua, o malabarismo, a caricatura, o mimetismo, os fantoches/marionetes, e os ventríloquos.

    que isso, um circo? =)
  • editado February 2023
    Gorducho escreveu: »
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    digamos que arte é a linguagem das almas que tentam se comunicar presas a corpos humanos .
    👍
    O Maurice de la Châtre, amigo do Kardec, diz na enciclopédia dele que a arte compreende todas comunicações realizáveis [rapports réalisables] entre a alma e o mundo exterior.


    arte seria a alma tentando materializar tudo de bom que ha em seu ser ..que lindo, me emocionei de novo! snifff!
  • Gorducho escreveu: »
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    digamos que arte é a linguagem das almas que tentam se comunicar presas a corpos humanos .
    👍
    O Maurice de la Châtre, amigo do Kardec, diz na enciclopédia dele que a arte compreende todas comunicações realizáveis [rapports réalisables] entre a alma e o mundo exterior.


    Pensei que isto fosse Mediunidade, rsrs.
    Por certo a alma a que se refere de la Châtre ainda se encontra encarnada.
  • Percival escreveu: »
    NadaSei escreveu: »
    É muito difícil definir o que é arte.

    Na minha definição subjetiva eu só considero arte, aquilo que é feito com domínio e maestria técnica, comunica emoções e/ou ideias e que ao mesmo tempo evoca beleza.

    Mas não sou rígido nisso, um amador pode fazer "arte" de baixa qualidade e produzir um belo "artesanato". Isso só significa que existe uma graduação entre as diferentes expressões artísticas.

    Ainda assim eu creio que uma definição de arte deve incluir os elementos citados, pois eu posso ter domínio e maestria técnica na programação, matemática, no esporte e em outras atividades humanas como a guerra, sem que isso seja "arte" por não possuir os outros elementos citados, como a beleza e a comunicação.

    Já o humor e outras formas de expressão artística se enquadram nessa definição.

    Arte é algo que vem da estética e quanto mais aprimorada melhor. Ou refinamento de uma habilidade.

    Acho que definiram bem o que seja a Arte de um modo geral, haja vista que existem inumeráveis expressões artísticas, desde as performáticas, as rupestres, as artes plásticas. O Barroco, o Gótico e o Contemporâneo, na pintura e na arquitetura, separam sua autoria no tempo.
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Entre estas a mais conhecida e celebrada se apresenta nos desfiles das escolas de samba, no carnaval.
    Estas se destacam das demais pois, a Dança, a Música, a pintura, o artesanato e a Representação, formam um conjunto de admirável beleza e sincronismo.
    Enfim, quando @Cameron diz que toda a ação humana que não esteja voltada exclusivamente para sua sobrevivência, aí haverá a arte, temos que concordar.
  • E qual ação não é voltada para sobrevivencia?
  • patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

  • editado February 2023
    Percival escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

    O pato pateta acabou na panela, virando artista do tipo natureza morta.
  • CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

    O pato pateta acabou na panela, virando artista do tipo natureza morta.

    Uma vez tava cozinhando e quando vi meu dedo tava na panela. Imagina se eu cozinho com meu dedo dentro?
  • editado February 2023
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    E qual ação não é voltada para sobrevivencia?
    E.g. criações artísticas sem intenção de vender as obras.
    Como a tarefa artística — como bem lembrou o Colega patolino — de cultivar 1 belo jardim. Sem estar sendo pago pra isso, no caso.
    Idem os hobbies em geral.
  • Percival escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

    O pato pateta acabou na panela, virando artista do tipo natureza morta.

    Uma vez tava cozinhando e quando vi meu dedo tava na panela. Imagina se eu cozinho com meu dedo dentro?

    Perci vejo que a verdadeira arte é conseguir tolerar suas palha açadas
  • Gorducho escreveu: »
    Sr. CRIATURO escreveu: »
    E qual ação não é voltada para sobrevivencia?
    E.g. criações artísticas sem intenção de vender as obras.
    Como a tarefa artística — como bem lembrou o Colega patolino — de cultivar 1 belo jardim. Sem estar sendo pago pra isso, no caso.
    Idem os hobbies em geral.
    Gordito
    Toda ação é voltada para manutenção da vida algumas remuneradas com dinheiro e outras com reações prazerosas ou desagradáveis.
    E digo mais, ironicamente até ações assassinas são cometidas alegando necessidade de sobrevivências
  • CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

    O pato pateta acabou na panela, virando artista do tipo natureza morta.

    Uma vez tava cozinhando e quando vi meu dedo tava na panela. Imagina se eu cozinho com meu dedo dentro?

    Perci vejo que a verdadeira arte é conseguir tolerar suas palha açadas

    Você deve ser do tempo do finado palhaço carequinha. Você chorou muito quando enterraram o Carequinha?
  • editado February 2023
    auto censurado!
  • CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Percival escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Inclusive, hoje, divide-se a arte em duas classes, a arte moderna e a arte clássica.
    Quando as manifestações da arte, produzidas tendo como o suporte mais importante a criatividade e a originalidade, sem mais acentuado apelo à estética, à beleza e à emoção, como foi definida acima por vocês, esta pode ser chamada de Arte Popular.

    Mas nem sempre o que é popular não tem uma estética agradável, tem artista que nem estética tem. Só é porque tá na panelinha.

    O pato pateta acabou na panela, virando artista do tipo natureza morta.

    Uma vez tava cozinhando e quando vi meu dedo tava na panela. Imagina se eu cozinho com meu dedo dentro?

    Perci vejo que a verdadeira arte é conseguir tolerar suas palha açadas

    Você deve ser do tempo do finado palhaço carequinha. Você chorou muito quando enterraram o Carequinha?
    imagine que tentaram enterrar o meu grande carequinha no seu buraco abandonado no cemitério com total falta de higiene sé louco! Claro que recusei ! Que tristeza, que falta de respeito com meu grande carequinha!
    Mas como voce insistiu muito com este negócio de querer enterrar um grande careca no seu buraco vago, sujo e abandonado, acabaram enterrando um carecão negro do tipo "Cabeça Preta", finalmente te levando a lagrimas que não se sabe se foram de dor ou de alegria, ao ver o seu buraco abandonado com um careca enterrado, Percivejo que o seu fetiche mórbido por carecas é F......

    Você não gosta de humor? Vejo você sempre gozadinho.
  • Algum visitante, interessado no tema do tópico pode guardar má impressão do RV.
    Sugiro editarem os post amenizando as bobagens.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.