VITRIOL - "Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem" - NOVO MOMENTO DO RéV

editado September 2016 em Religião é veneno
220px-Rosicrucian_Rose.jpg

VITRIOL ou V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim "Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem", que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal). Filosoficamente ela quer dizer: Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás o Teu Eu Oculto, ou, "a essência da tua alma humana". É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral. O termo é atribuído à um monge beneditino chamado Basile Valentin que viveu em meados do século XV, na Alemanha.

Para os místicos, este é o termo mais misterioso e secreto que se conhece, a verdadeira palavra-passe ou o "abre-te Sésamo" para o "Mundo Oculto dos Deuses" ou dos "Homens Semi-Deuses"

A Pedra Oculta ou Filosofal é uma expressão que vem da Idade Média e era usada pelos alquimistas. Eles acreditavam que ela era uma matéria com o poder de transformar todos os metais em ouro ou prata, era a panaceia universal, remédio para curar todas as doenças, e o elixir de longa vida que garantiria a longevidade do homem. Histórias da Pedra Filosofal são encontradas desde 300 d.C


https://pt.wikipedia.org/wiki/Vitriol
«13456

Comentários

  • editado September 2016
    Ótima homenagem ao fórum.
    Vivemos um novo momento, é o fim da tirania comunista imposta a ultima fase do RV.

    A história do fórum é irônica pra caramba. Foi fundado por um comunista fanático que tirou o nome de uma frase de Mao Tsé-Tung, mas o fundador se afastou e o fórum terminou administrado por ateus liberais, céticos de verdade que criaram o espaço mais livre e tolerante da internet brasileira. Eu que era meio esquerdinha fui "convertido" justamente no RV.

    Eu fui banido do meu primeiro lar, o fórum ateus.net, sem razão nenhuma. Eles tentaram "elitizar" o fórum e baniram todos os teístas, deixando somente os ateus. Terminaram matando o fórum, decisão da qual voltaram atrás anos depois.
    O clube cético ainda não existia e o RV me recebeu bem. Do clube cético eu também fui banido... mas lá eu mereci, fui banido por trollagem kkkk.
    Mas eu também trollei o RV e nem assim me baniram.

    No fim o ateu comunista fanático dono do fórum voltou, encontrou um "antro" de "coxinhas" liberais e tentou matar a comunidade. Mas o fórum sobreviveu com a ajuda de um teísta convertido a direita no próprio RV, vamos ver se a comunidade em si sobrevive.
    Se todo mundo vier pra cá...
  • editado September 2016
    Saudações Sybok

    Pensei no Vitriol, pois nada melhor do que a busca pela reforma íntima quando perdemos o rumo que traçamos originalmente.

    O Comunista está assim... E por isso estava complicado ficar lendo páginas e mais páginas de um lero-lero infinito, da mais pura irrealidade(sofismo) que o ser humano pode cair quando está cego pela fé num modelo morto de política arcaica, que, como muitos já disseram aqui (tsc, perdão, lá...) É uma ideologia morta há muito... O Comunismo não existe senão na cabeça torpe de alguns que ainda insistem em afirmar, que o mesmo não é uma ditadura centrada na violência da usurpação dos direitos civis do cidadão comum...

    Por isso ilustrei meu primeiro post neste espaço... Sobre a justa concepção da pedra filosofal, na busca do neófito pelo aperfeiçoamento, àqueles poucos que buscam o lapidar de seu íntimo, a tal reforma íntima para os espíritas...

    Como sou uma estudiosa das ciências esotéricas tradicionais, além dos "ritos" práticos da magia, pensei logo nesse aforismo para exemplificar a situação em que nos encontrávamos no fórum antigo...

    Foi com confiança nas pessoas do Acauan, do Fernando_Silva e em vc, que tranquilamente migrei...

    Afinal, onde mais nos sites ateus iriam aturar uma esquisita como eu...rsrsrs


    [fraternos]
  • editado September 2016
    "NadaSei escreveu:
    Mas o fórum sobreviveu com a ajuda de um teísta convertido a direita no próprio RV, vamos ver se a comunidade em si sobrevive.
    Se todo mundo vier pra cá...
    Exato. O sucesso de um fórum depende de seus participantes, caso contrário vai virar apenas uma fonte de consulta.
  • Meu to sabendo os podres todos do @sybok aqui.

    Mas é isso velho: fórum se mantém por conta dos participantes e da atuação destes. O que já bati muitas vezes com administradores cabeça dura nessa vida.
  • Quando olho para meu interior só encontro pizza e coca-cola :wink:
  • editado October 2016
    Saudações Burrico


    Viu só... Vc rumina bem mais do que grama... hahahahaha


    Sou (omos) dessa geração...

    "Vamos fazer nosso dever de casa
    E aí então vocês vão ver
    Suas crianças derrubando reis
    Fazer comédia no cinema com as suas leis

    Somos os filhos da revolução
    Somos burgueses sem religião
    Somos o futuro da nação
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola"

    Legião Urbana


    [fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Sybok

    Pensei no Vitriol,

    [...]

    está cego pela fé num modelo morto de política arcaica, que, como muitos já disseram aqui (tsc, perdão, lá...)



    [fraternos]
    O acima negritado é bem VITRIOLESCO! Lá, na verdade, aqui, é o lá de cá. (O que está no fundo superficialmente de forma razoável por não aflorar no raso, o que é duro por ser flexível e mole na sua rigidez o bastante)

  • silvana escreveu: »
    Saudações Burrico


    Viu só... Vc rumina bem mais do que grama... hahahahaha


    Sou (omos) dessa geração...

    "Vamos fazer nosso dever de casa
    E aí então vocês vão ver
    Suas crianças derrubando reis
    Fazer comédia no cinema com as suas leis

    Somos os filhos da revolução
    Somos burgueses sem religião
    Somos o futuro da nação
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola
    Geração Coca-Cola"

    Legião Urbana


    [fraternos]
    Tive uma epifania a respeito dessa música;

    ora, a única diferença da Coca Cola pra outros refrigerantes é a existência do ácido fosfórico em sua fórmula, o que leva à reflexão de que é o ácido fosfórico a razão da poesia.

  • Sempre que ouço falar em Coca Cola lembro da Umaru Chan:

    2c6af64bf63f73c956d0f3478260bf901436995349_full.png
  • Hummm, eu meio-que estranhei o acrônymo VITRIOL, porque eu me accostumei com a versão completa (ou "extendida"), VITRIOLVM. A terminação VM significa 'Veram Medicinam'. Sahudaçôens alchímicas :smile:
  • Vixe, será que teremos duas bruxas no fórum?
  • editado October 2016
    Saudações alquímicas Gillian


    alchemical-symbols-magic-old-yellow-paper-32788849.jpg


    [fraternos]
  • Saudações Senhor


    alchemical-symbols-collection-various-illustration-60569563.jpg


    [fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Senhor


    alchemical-symbols-collection-various-illustration-60569563.jpg


    [fraternos]
    E o do Urânio??? Não tem...

  • editado October 2016
    NadaSei escreveu: »
    Vixe, será que teremos duas bruxas no fórum?

    Na verdade vocês já tem dois bruxos. A Silvana e eu. Logo estou pensando em mudar o meu nick, tanto aqui quanto no Fórum, mas isso será num futuro mais propicio.
  • Saudações Senhor

    Senhor disse: E o do Urânio??? Não tem...

    teste-padro-com-smbolos-da-alquimia-61714300.jpg



    [fraternos]
  • Saudações The Doctor

    The Doctor: Na verdade vocês já tem dois bruxos. A Silvana e eu.

    Lúcifer, saudades menino...


    [fraternos]
  • Saudações Lúcifer (The Doctor)


    Reconheces ???

    z4.jpg

    wiccabruxariaemagia.blogspot.com.br/p/alfabeto-do-bruxo.html


    [fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações alquímicas Gillian


    alchemical-symbols-magic-old-yellow-paper-32788849.jpg


    [fraternos]

    Muito obrigada, Silvana =^.^=

  • silvana escreveu: »
    Saudações Senhor

    Senhor disse: E o do Urânio??? Não tem...

    teste-padro-com-smbolos-da-alquimia-61714300.jpg



    [fraternos]
    Tá, vou fazer de conta que é.
  • VITRIOL. Parece nome de remédio, bom pra trollar farmacêuticos.
  • Saudações burrílicas.

    desenho-de-crianca-d.png
  • silvana escreveu: »
    Saudações The Doctor
    Lúcifer, saudades menino...

    >:) >:)

    Silvana, minha linda bruxinha.
    Daqui a alguns meses irei mudar o meu nick e vocês saberão o porquê. Tanto aqui quanto no Face. Suspense até lá...
  • Saudações Senhor
    Senhor disse: Tá, vou fazer de conta que é.

    Hummm ... Cole então o seu símbolo. Quero ver de onde (fonte) vais tirá-lo... ;)


    Vamos ver se somos da mesma escola... rs



    [fraternos]
  • Saudações The Doctor

    The Doctor disse: Daqui a alguns meses irei mudar o meu nick e vocês saberão o porquê. Tanto aqui quanto no Face. Suspense até lá...

    Sim. Esperamos...

    [fraternos]
  • editado October 2016
    Saudações Burrico

    Burrico disse; Saudações burrílicas.

    Muito legal seu desenho, visão espacial bem definida pelas linhas horizontais que seguiram toda a extensão do desenho, os riscos nos espaços definidos como preenchimento identificam as cores da percepção do autor na área delimitada, a casa possui configuração estética e arquitetônica bem simples, mas estabelecendo os elementos principais, entrada de luz e ar na janela, e entrada e saída da casa (porta -circulação), o sol e demais elementos do desenho foram traçados por linhas a mão livre e depois cobertos como que definindo uma base estrutural com conceito definido pelo projeto inicial ... rsrsrs

    Me lembrei da época dos estudos em Emilia Ferreiro, Piaget, Vigotsky... Lembro que elaborei um projeto de estudo sobre as fases do desenvolvimento da criança...


    hahahahaha



    [fraternos]
  • editado October 2016
    silvana escreveu: »
    Saudações Burrico

    Burrico disse; Saudações burrílicas.

    Muito legal seu desenho, visão espacial bem definida pelas linhas horizontais que seguiram toda a extensão do desenho, os riscos nos espaços definidos como preenchimento identificam as cores da percepção


    hahahahaha



    [fraternos]
    Por outro lado... Há aspectos Junguianos exacerbados, como o tamanho e a coloração do sol, característicos da preocupação de quanto o alcance do esclarecimento aponta a dissolução da individualidade referencial de locus interpretativo diante da efemeridade de um pensamento autoral, com ênfase no bonequinho dentro da casa como que se escondendo do Sol do objetivismo que permeia todas as faculdades cognitivas como um simulacro de sonho idílico ultra acolhedor.

    A casa fica no meio de um súbito precipício, que significa que o referencial de segurança é uma alternativa ao abismo. O fato de a casa estar do lado direito do abismo constitui a intenção de se apropriar do futuro como um imperativo aos conflitos presentes no hodierno como causa e consequência alternas em ritmos dissociativos no eu interior.

    A janelinha no segundo andar da casinha é uma evidente referência arcana ao diletantismo gonadal da ascendência do passado sobre as opções possíveis de escopo intramundo antrópicas frente a um universo primal como um todo.

    A Janela em forma de cruz é hermeneuticamente e ao mesmo tempo semioticmente um constructo racionalizado do cristianismo porém sem vínculo necessariamente religioso.



  • Eu também quero um pouco disso ai que vocês estão bebendo.
  • Saudações Senhor
    Senhor disse: A Janela em forma de cruz é hermeneuticamente e ao mesmo tempo semioticmente um constructo racionalizado do cristianismo porém sem vínculo necessariamente religioso.

    A questão é... Quantos "taus" existem (cabem) na janela ???

    Isso é uma das chaves que preciso para acessar ao que busco...

    Fui lá no mestre sapateiro por ofício...
    Uma única substância, onde não há variação ou divisão, que é somente única, não pode conter conhecimento, e se houvesse seria uma única coisa, ela mesma; mas se a Unidade se parte, então a vontade divisível entra na multiplicidade e variedade, tal separação ocorre por si mesma.

    Eis o meu problema ... Como achar o inicio da variedade ...

    Ainda porque a Unidade não pode ser dividida e partida separadamente, contudo a separação existe e permanece na vontade exalada da Unidade;

    ptn's... muito variáveis... fractais, aqui ...

    a separação da respiração origina a variedade diferenciada, pela qual a Vontade Eterna juntamente com a Satisfação e o Procedimento, penetram no conhecimento ou compreensão de infinitas formas, isto é, numa atuação perceptível e eterna, conhecimento sensual dos poderes, onde na divisão ou separação da vontade, um sentido ou forma da vontade sempre vê, sente, prova, cheira e ouve a outra.

    um labirinto dentro do h-campo... A separação dos sentidos do banco de dados ...




    [fraternos]
  • editado October 2016
    Saudações Burrico

    Burrico disse: Eu também quero um pouco disso ai que vocês estão bebendo.

    Bem... No meu caso é ácido málico a resultante derivada de um composto extraído de uma fruta... Funciona equilibrando meu pH, que devido a alguns processos inflamatórios originários do meu pâncreas deixa a desejar ao não liberar certa substância de transição ...

    Já a do Senhor... É a cafeína... Por certo...

    Dizem que uma das maiores mentes da ciência era movida a cafeína... O mesmo (café) ficava em um recipiente sobre um bico de bunsen (em seu laboratório) para manter variável o aquecimento (uma constante) da substância ... rs


    P. S.: Burrico, todos os buscadores como nós os agnósticos (digamos assim), ficamos no limiar entre o mundo físico e o metafísico... Posso até ir te explicando mais ou menos nossas fontes... O Frater por mim citado foi um grande metafísico ... E o Jung fez uma escola baseada na metafísica ... Fractais dentro de nossa consciência...


    [fraternos]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.